segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ELEIÇÃO EM FORTALEZA: MORONI TORGAN MANTÉM A LIDERANÇA


Contratado pelo Diário do Nordeste, o Ibope, nos últimos dias voltou a ouvir eleitores sobre a sucessão em Fortaleza.

O Candidato a prefeito de Moroni Torgan (DEM), segundo pesquisa do Ibope para o Diário do Nordeste, realizada entre os dias 9 e 11 de agosto, permanece na liderança com 31% das intenções de voto do eleitorado de Fortaleza. Na pesquisa anterior, realizada entre os dias 27 e 29 de julho, também contratada pelo Sistema Verdes Mares (TV Verdes Mares)o índice de preferência de Moroni era praticamente o mesmo de hoje (32%). Os demais candidatos também não apresentaram grandes diferenças em relação à outra pesquisa.

Registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o objetivo da pesquisa foi levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões relacionadas a assuntos políticos e administrativos, quando tratou, também da avaliação dos governos municipal, estadual e federal, além de entrevistar os eleitores sobre suas preocupações com os serviços públicos municipais. Realizada entre os dias 9 e 11 deste mês, foram entrevistados 602 eleitores de 16 anos ou mais.

Entrevistas pessoais

O modelo de amostragem, segundo o relatório do Ibope, é o de conglomerados em dois estágios. No primeiro estágio são selecionados os conglomerados setores censitários, com PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho)sistemático. A medida de tamanho é a população de 16 anos ou mais residente nos setores. No segundo estágio são selecionados de cada conglomerado um número fixo de eleitores segundo cotas de variáveis.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. As entrevistas foram pessoais com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. As entrevistas são realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo Ibope, devidamente treinada para abordagem deste tipo de público. Há filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas e fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários.

Números

Com pequenas variações em relação à pesquisa que foi publicada no dia 31 de julho, nesta Moroni mantém a liderança na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, com 31% das intenções de voto. Em um segundo patamar, relata o Ibope, aparecem tecnicamente empatados Inácio Arruda (PCdoB) e Heitor Férrer (PDT), com 13% e 12%, respectivamente. Renato Roseno (PSOL) e Roberto Cláudio (PSB) recebem 8% das menções cada, seguidos de perto pelo petista Elmano de Freitas e por Marcos Cals (PSDB) com índice de 6% cada. Os demais candidatos da disputa obtêm índices de até 1% das intenções de voto.

O percentual de eleitores que declararam intenção de votar em branco ou nulo é de 10%, enquanto 5% não sabem ou preferem não opinar.

Na pergunta espontânea, quando o entrevistador não apresenta a relação de candidatos, cerca de um terço dos eleitores entrevistados (33%) não mencionam o nome de nenhum candidato, enquanto outros 12% dizem votar em branco ou anular o voto. Nesta medida, o democrata Moroni Torgan recebe 18% das menções dos eleitores fortalezenses, Inácio Arruda é mencionado por 9% e Heitor Férrer e Roberto Cláudio atingem o mesmo índice (7%). Em seguida, aparecem Renato Roseno, Elmano de Freitas e Marcos Cals, com 5%, 4% e 3%, respectivamente, enquanto que os demais candidatos não atingem o índice de 1% de menções.

Rejeição

Quando perguntados sobre em qual (is) candidato (s) não votariam de forma nenhuma, Moroni é o que atinge o maior índice de rejeição (33%), enquanto 24% dos eleitores mencionam Inácio Arruda e 20% Elmano de Freitas. Os índices de rejeição dos demais candidatos entre 13% e 10%. Cerc a de 1 em c ada 10 eleitores (12%) dizem que poderiam votar em qualquer dos candidatos e apenas 6% não sa bem ou não opinam sobre a questão. Nessa pergunta diz o Ibope que cada entrevistado poderia citar mais de um candidato.

Comparando

Como na pesquisa anterior, o candidato Moroni Torgan é o que atinge o maior índice de rejeição. Naquela ele chegou aos 34%, seguido de Inácio Arruda com 27% das citações de rejeição, aparecendo imediatamente depois o candidato Elmano de Freitas com 22%, Francisco Gonzaga com 21% e Marcos Cals com 16%.

Naquela pesquisa os candidatos Valdeci e Roberto Cláudio foram citados por 15% dos eleitores pesquisados. Renato Roseno, André Ramos e Heitor Férrer obtiveram índices que variaram entre 14% e 12%. Os eleitores que naquela oportunidade disseram não rejeitar candidato algum somaram 6% e outros 9% não souberam ou preferiram não responder a essa indagação dos entrevistadores naquela oportunidade. 

Do  Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores