quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

RECURSOS HÍDRICOS: “CANINDÉ FAZ CAMPANHA PELO USO CORRETO DA ÁGUA”


O Açude Sousa é o maior reservatório da cidade. Tem capacidade total para 30,8 milhões de metros cúbicos, mas se encontra hoje com menos de 40% de seu nível. As dez réguas de marcação do nível hídrico já estão todas descobertas FOTO: A. C. ALVES

Canindé Preocupadas com a situação que se encontram os açudes neste município, autoridades locais iniciaram uma campanha de conscientização junto à população para combate ao desperdício de água na sede.

A iniciativa acontece porque os dois reservatórios que abastecem Canindé estão com suas capacidades hídricas bastante reduzidas. O maior açude da cidade, o Sousa, com capacidade total para 30,8 milhões de metros cúbicos, se encontra hoje com menos de 40% de seu nível.

Concluído em 1998, o Sousa sangrou pela primeira vez no dia 5 de maio de 2009, com uma lâmina de 1,07 metro.

Hoje, a situação é de cautela. Das 20 boias que sustentam a máquina que leva água para a adutora até a Estação de Tratamento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, 16 estão expostas, além de dez réguas de marcação já descobertas há mais de 80 metros do nível hídrico.

Já o São Matheus, concluído em 1957 com capacidade para 10,3 milhões de metros cúbicos, sangrou pela última vez no dia 5 de fevereiro de 2011, com uma lâmina de 5cm. Tem hoje menos de 30% de sua capacidade total. O açude é o segundo maior do município e também está com um nível baixo. As réguas que marcam o volume de água se encontram na porta da casa do zelador do reservatório, numa de extensão de 120 metros.

De acordo com Francisco Cordeiro de Abreu, laboratorista do Saae, são gastos por dia na cidade 6.558 metros cúbicos para atender 15.677 ligações, sendo 8.811 com hidrômetros e 6.866 sem o medidor.

"A Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos libera, diariamente, 87 litros por segundo do Açude Sousa e 60 litros por segundo do São Matheus. A água bruta, depois que chega na estação, passa por processo para ser liberada à população´´, diz. "Nossa estação está adequada ao padrão de potabilidade da água, que se encontra de acordo com a portaria 2.914, do Ministério da Saúde, de 12 de dezembro de 2011. Atende a todos os processos exigidos para clarificação da água, tornando-a uma das melhores do Estado do Ceará´´, comemora Francisco Cordeiro.

O presidente do Saae, Nelson Bandeira, diz que o momento não é de racionar, mas de conscientizar a população. "Nossa ideia é mostrar para a população que há essa necessidade em relação aos gastos com uma das melhores águas do Estado do Ceará", afirma o presidente.

O prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo, afirma a intenção de mudar a realidade no sertão de Canindé. "Gerenciar os recursos hídricos existentes, preservando o meio ambiente e ofertar água de qualidade a toda população de forma democrática e perene, superando, inclusive, a necessidade de carros-pipa, é sem dúvida o grande desafio de meu governo. Queremos oferecer sempre um produto saudável de boa qualidade para as pessoas".

Mais informações

Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Avenida Francisco Cordeiro Campos
Bairro do Monte - Canindé
Telefone: (85) 3343.0014
Antônio Carlos Alves (Colaborador) Diário do Nordeste.

Pode até não resolver o problema, mas por fazer a sua parte, quando a população se preocupa e  participa na tentativa da solução do problema, ela tem muito mais crédito de cobrar do poder público. É o que não acontece aqui em Alcântaras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores