segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

NOVO PROGNÓSTICO DA FUNCEME PREVÊ CHUVAS ABAIXO DA MÉDIA HISTÓRICA ATÉ MAIO

De acordo com a Funceme, nova previsão mostra uma leve melhora na quadra chuvosa, mas ainda não dá segurança para o Estado. Em todas as regiões do Ceará, foram registradas chuvas abaixo da média. (Foto: Honório Barbosa).

A probabilidade da quadra chuvosa ficar abaixo da média no Ceará é de 40%, afirmou a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta segunda-feira (24) em coletiva de imprensa.

De acordo com o órgão, o novo prognóstico mostra uma leve melhora na quadra chuvosa, mas ainda não dá segurança para o Estado. A fundação revela que a situação ainda é preocupante no Ceará, pois em janeiro todas as regiões do Ceará registraram chuvas abaixo da média e, em fevereiro, só na Região do Cariri houve precipitações em torno da média. 

Ainda conforme a previsão divulgada nesta segunda-feira, a chance de a quadra chuvosa ficar em torno da média é de 40%, e de ficar acima da média é de apenas 20%. O prognóstico mostra a tendência de chuvas e é importante para nortear as ações do governo que são impactadas pelo regime de precipitações.

Nelson Martins, titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), afirma que as ações de combate a seca continuarão em todo o Estado. As maiores preocupações são com o nível dos reservatórios hídricos e com a agricultura.

Para chegar à previsão, a Funceme, juntamente com outros centros nacionais e internacionais, usou dados oceânicos e atmosféricos para avaliar como será o período chuvoso nos próximos três meses.

Quadra chuvosa abaixo da média era esperada em janeiro

Na primeira previsão de 2014, a Funceme divulgou que havia 40% de chance da quadra chuvosa ficar abaixo da média. Conforme a avaliação anunciada em janeiro deste ano, a probabilidade de chover acima da média era de apenas 25%, contra 35% de permanecer dentro da média. 

Diário do Nordeste Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores