terça-feira, 30 de setembro de 2014

(32 PREFEITURAS) "MPF" RECOMENDA ADOÇÃO DE MEDIDAS DE FISCALIZAÇÃO DO USO DE MÁQUINAS DO "PAC"

Denúncias apontam para a malversação no uso dos equipamentos, que estariam sendo utilizados em proveito particular de gestores e terceiros.

O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendação a 32 prefeituras de municípios cearenses e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Ceará, para que sejam adotadas medidas de fiscalização da utilização das máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Procedimento instaurado pelo MPF apura denúncias de que equipamentos do PAC doados às prefeituras estariam sendo usados indevidamente, inclusive para benefício de gestores e terceiros. 

O procurador da República Patrício Noé da Fonseca, autor da recomendação, estabelece o prazo de 60 dias para que os municípios e a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Ceará informem as medidas adotadas. Entre as providências recomendadas pelo MPF estão o tombamento dos equipamentos, a designação de local específico para guarda das máquinas, liberação e custeio do deslocamento de servidores para treinamento de operação dos equipamentos, a realização de revisões e manutenções preventivas, o preenchimento de diário de operação indicando o operador, a localidade e os serviços executados, a apresentação dos relatórios anuais de utilização, a guarda da documentação comprobatória pelo prazo mínimo de 10 anos e a disponibilização de canais para que os cidadãos possam encaminhar eventuais denúncias, em obediência às normas contratuais e legais aplicáveis às doações. 

De acordo com o procurador Patrício Noé, são constantes as denúncias de malversação no uso de máquinas - caminhões-caçamba, motoniveladoras e retroescavadeiras - doadas pelo Governo Federal, no âmbito do PAC. 

Fonte: Informações da Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará (site) Matéria dia 29/09/2014 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores