sábado, 21 de fevereiro de 2015

(CEARÁ) CHUVAS SERÃO ABAIXO DA MÉDIA, AFIRMA FUNCEME

Imagem: Web, apenas ilustração
Estudos divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), durante a tarde de ontem, apontam que existem 50% de chance da quadra chuva, entre os meses de março, abril e maio, ser abaixo da média histórica. Isso é resultado da pouca mudança, em fevereiro, da temperatura atmosférica dos oceanos Pacífico e Atlântico, o que indica um enfraquecimento das precipitações no Estado.

A expectativa de que chova em uma quantidade esperada para esse período do ano é de 35%, já para que as precipitações sejam acima do estimado são de, apenas, 15%. "As chuvas aqui no Ceará dependem da temperatura atmosférica, principalmente do Oceano Atlântico, do Trópico Sul e do Norte. Precisamos que o Trópico Sul se aqueça mais que o norte para que a Zona de Convergência Intertropical ocorra bem", explica o meteorologista da Funceme, Leonardo Valente.

Mas, ainda segundo o estudioso, não se pode afirmar com certeza o que ocorrerá durante essa época. "O fato da maior probabilidade ser que não atinja a média não significa que as precipitações não possam acontecer. Afinal, estamos no período mais chuvoso do ano", assegura.

A média histórica de precipitações acumuladas no Estado entre os meses de março, abril e maio é de 480,3mm. As médias de cada um dos próximos três meses são 206,2mm, 184,3mm e 89,9m, respectivamente.

"O último período chuvoso que foi acima da média histórica foi em 2009. Em 2010, o resultado foi 50% abaixo da expectativa; 2011 conseguiu ultrapassar a média em 8,5%; nos anos de 2012, 2013 e 2014 foram inferiores ao esperado", lembra o meteorologista.

Para mais informações leia a matéria completa no Jornal Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores