quinta-feira, 8 de outubro de 2015

SOBRAL, GROAÍRAS E PORTEIRAS LIDERAM RANKING NACIONAL DE OPORTUNIDADES DE EDUCAÇÃO


Cidades cearenses tiveram os melhores resultados em um novo índice, que considera insumos, processos e resultados educacionais.

Qual município oferece as melhores oportunidades de educação para crianças e adolescentes? Foi para responder essa pergunta que um novo indicador nacional foi criado: o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb). A resposta? Sobral, seguido dos municípios cearenses de Groaíras e Porteiras. Os resultados foram divulgados ontem.

O índice varia de 0 a 10. A média nacional foi de 4,1. O Ceará, com índice de 4,6, ocupou a quinta posição entre os estados. Fortaleza (4,1) teve o 15º desempenho entre as capitais e 3.424º entre as cidades brasileiras. O cálculo engloba da educação infantil ao ensino médio, redes municipal, estadual e privada, além das crianças e adolescentes em idade escolar que deveriam estar na escola e não estão.

Para o índice, foi considerado um conjunto de fatores divididos em insumos e processos (como a escolaridade dos professores; média de horas aula/dia e experiência dos diretores) e resultado educacional, como Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e taxa de matrícula do ensino médio, utilizando os últimos dados do Censo Escolar e Prova Brasil.

Gestão e boa práticas

A iniciativa é do Centro de Liderança Pública com apoio de instituições de investimento social privado. Na avaliação da coordenadora de mobilização do centro, Ana Marina de Castro, a ferramenta serve como incentivo e cobrança para os gestores. “O Ceará mostra que, apesar de ser um estado com nível socioeconômico menor, tem bons exemplos de práticas e gestão escolar”. Ela destacou o programa de erradicação do analfabetismo de Sobral.

O coordenador de Cooperação com os municípios da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Henrique Cézar Martins, afirma que a pasta ainda vai estudar todos os resultados, mas considerou interessante a metodologia porque amplia o olhar pra outros aspectos da rede. “O resultado não foi uma surpresa. Esses municípios já são destaque em nossas avaliações”, considerou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores