terça-feira, 5 de julho de 2016

AGORA É OFICIAL: CANCELADO XX FESTIVAL DE QUADRILHAS DE ALCÂNTARAS

Evento é suspenso pela primeira vez em 19 anos de tradição
Com quase duas décadas de tradição pela primeira vez o maior evento junino da cidade Alcântaras terá realização suspensa por recomendação do Ministério Publico Estadual.

(Blog Portal Jovem).O evento ora programado para acontecer durante os dias 28,29 e 30 deste mês chegou a ter processo licitatório lançado do qual previa aplicações da ordem dos R$ 301.183,39 distribuídos em cinco lotes, porém foi anunciado como cancelado na manhã desta terça-feira(05) pela Secretaria de Cultura de Alcântaras.

O Blog teve acesso a recomendação 001/2016 expedida pela Comarca Vinculada de Alcântaras e dirigida ao Prefeito Municipal no último dia 27 de junho. Dentre as várias considerações elencadas pelo Ministério Publico frente a realização de despesas com festejos referentes ao Festival de Quadrilhas do Município de Alcântaras-CE de 2016 fora citado a publicação e revogação da situação de emergência, com posterior lançamento de pregão presencial para a contratação de empresa para a prestação de serviços de realização e organização do 20º Festival de Quadrilhas de Alcântaras.
Ainda de acordo com o teor do documento "o decreto que revogou a situação de anormalidade em razão da seca no município de Alcântaras não encontraria consonância com a situação fática observada, uma vez que o município estaria capitando recursos hídricos na cidade de Meruoca-CE por meio de adutora de engate rápido".

 Ao final da recomendação, ficou 'sugerido' que a gestão municipal "se abstenha em em realizar quaisquer festejos em todo o território alcantarense com dinheiro ou rendas públicas, oriundas do orçamento da municipalidade ou adquiridas por meio de convênios ou de qualquer outro instrumento jurídico com o Estado do Ceará e com a União" e também  relatado que "sejam cancelados ou reincididos quaisquer processos licitatórios para com finalidade festiva em junho/junho em todo o território de Alcântaras"

Em nota publicada em seu perfil no Facebook a Secretária de Cultura da cidade lamentou a decisão evidenciando que apesar da tradicionalidade do evento, coube o departamento acatar a recomendação do MP, porém que apesar as dificuldades o Festival teria condições confortáveis de acontecer:
 "Torno público que mesmo com tantas dificuldades a vigésima edição do Festival teria condições confortáveis para a sua realização, considerando que independente das atrações musicais o evento é feito para e com os quadrilheiros que sempre acreditaram no trabalho da SECULT inclusive parabenizando-a diversas vezes por seu compromisso, organização e envolvimento com o movimento junino. Como secretária, lamento pelo cancelamento do Festival ao mesmo tempo em que por considerar “Quebra de tradição” desejo que no futuro próximo esse patrimônio imaterial de todos os alcantarenses não seja posto em segundo plano pela municipalidade ou mesmo caia no esquecimento de nossos representantes". enfatizou Ellen Cristina.
Divulgação Facebook
Post. Francisco Freire (Porta Jovem). Fotos Arquivo VN Festival de Quadrilhas de Alcântaras 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores