segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

COREAÚ VAI TER NOVAS ELEIÇÕES APÓS TRE-CE MANTER CASSAÇÃO DE PREFEITO E VICE, NO CEARÁ

Imagem: Natinho Rodrigues/SVM/Reprodução Instagram/Com arteVN

Data para novo pleito ainda será definida pelo Tribunal. Edézio Sitônio (PDT), e a vice dele Érika Frota (PDT) foram cassados por abuso de poder e compra de votos. Decisão foi dada pelo TRE-CE após recurso do prefeito e da vice contra sentença de primeiro grau.

O município de Coreaú, no interior do Ceará, vai passar por novas eleições para prefeito e vice. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) manteve a cassação da chapa encabeçada pelo prefeito eleito, Edézio Sitonio (PDT), e a vice dele Érika Frota (PDT), pelo crime de abuso de poder e compra de votos. A sessão aconteceu na última semana, quarta-feira (1º). O novo pleito ainda não tem data marcada para acontecer.

A decisão foi tomada pelo colegiado por maioria simples e manteve a decisão na íntegra do que fora definido pela 1ª instância. Os políticos haviam entrado com recurso ao plenário do TRE, após serem condenados pelo juiz eleitoral Guido de Freitas Bezerra, da 64ª Zona Eleitoral.

Assim, além da cassação dos diplomas, todos os votos recebidos no pleito de 2020 pela chapa vencedora foram invalidados. Conforme o juiz, eles teriam que pagar multa equivalente a R$ 358 mil. Fonte: G1/CE

Embargos de declaração

Ainda há possibilidade de o prefeito recorrer por meio de embargos de declaração, mas estes recursos servem apenas para tirar possíveis dúvidas ou imprecisões da decisão e não mudam o mérito do julgamento. 

Também teve o mandato cassado, o vereador Francisco Antônio Menezes Cristino, conhecido como Chico Antônio, que é vice-presidente da Câmara Municipal.

Outras eleições suplementares no Ceará

Coreaú, portanto, é o 7º município cearense a ter que realizar novas eleições após a Justiça Eleitoral julgar irregularidades na campanha eleitoral do ano passado.

A data das eleições deve ser marcada pela Corte após o julgamento dos embargos. (Com blog Wilson Gomes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores