quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

PROJETO DO IFCE CAPACITA CATADORES DE RECICLÁVEIS EM SOBRAL

Capacitação abordou temas como gestão de resíduos sólidos, segurança do trabalho e matemática financeira.

Catadores de materiais recicláveis que estão operando na primeira Central Municipal de Reciclagem (CMR) de Sobral receberam capacitação do Instituto Federal do Ceará (IFCE), a partir de um projeto de extensão coordenado pela técnica de laboratório do Eixo Ambiente, Saúde e Segurança, Letícia Larcerda Freire. A iniciativa contou com apoio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos de Sobral (Sesep).

Foram elaborados materiais didáticos abordando três temas: Noções de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, Higiene e segurança do trabalho na coleta seletiva e Noções de empreendedorismo e matemática financeira. Os módulos foram ministrados por estudantes dos cursos de Agropecuária, Meio Ambiente, Saneamento Ambiental e Segurança do Trabalho, com orientação e acompanhamento de docentes tutores.

Na capacitação, os catadores receberam informações sobre as funções de cada equipamento da Central Municipal de Reciclagem, a sistematização da coleta seletiva adotada e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outras questões.

Os encontros com os catadores foram realizados virtualmente, por videoconferência, em virtude da pandemia pela COVID-19. O projeto foi realizado entre maio e setembro de 2021, com a Associação de Catadores e Catadoras Força de Vida. Todo o material gravado ficará disponível para outras associações e também será produzida uma cartilha com o conteúdo da capacitação, que também poderá ser compartilhado.

"O curso foi muito bom, tirou muitas dúvidas, me ensinou mais coisas sobre a reciclagem, sobre segurança no nosso trabalho, sobre EPIs, sobre nossos direitos, sobre os maquinários. Só tenho a agradecer", diz a presidente da associação Força de Vida, Ivonete Alves. "Eu não tinha renda antes da reciclagem, vivia na extrema pobreza. É um trabalho muito bacana, porque tanto limpa o nosso planeta como nos ajuda a ter uma renda", acrescenta.

Marcelo Gomes, do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental, é um dos alunos que participaram do projeto. "O que mais me surpreendeu foi a sede de aprendizado e a força de vontade da associação. Sempre dispostos e gratos pelas trocas de experiências. Os catadores são imprescindíveis para a coleta seletiva funcionar e para o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade. A importância do catador é muito pouco reconhecida", lembra.

A técnica de laboratório Letícia Freire, responsável pelo projeto, reforça a importância dos catadores para a coleta seletiva e lembra que a responsabilidade deve ser compartilhada com instituições como o IFCE. "Atividades de extensão como essa têm um papel fundamental para instruir os catadores. É também um laboratório para nossos alunos, um contato com uma demanda prática e cada vez mais frequente nos nossos dias. É uma oportunidade de compartilhar experiências, motivar os alunos a participar, trazer as associações para dentro do campus", resume.

Participaram do projeto de extensão "Ensinando e aprendendo com os catadores de materiais recicláveis" os seguintes alunos dos cursos de Tecnologia em Saneamento Ambiental, Técnico em Agropecuária, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Segurança do Trabalho: Ana Brena Kelly Carneiro, Ana Dêgyla Carneiro Vasconcelos, Antonio Marcelo Magalhães Gomes, Aristide Vasconcelos da Silva, Benedito Júnior do Nascimento Frota, Delano Lopes da Silva, Francisco Lindelano Viana Faustino, Maria de Jesus Moreira de Araujo e Maria Lení Oliveira. O acompanhamento e a orientação foram feitos pelos professores Ana Lucia Feitoza Freire Pereira, Inez Liberato Evangelista, Marcus Vinicius Freire Andrade e Mayara Carantino Costa.

Central de Reciclagem

Em uma experiência piloto de implantação de coleta seletiva, o município de Sobral vem desenvolvendo ações voltadas para a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos, entre elas a criação de Centrais Municipais de Reciclagem, locais para onde os resíduos são encaminhados depois da coleta seletiva. Lá, passam novamente por uma separação e, em seguida, são comercializados pelos catadores.

Coleta seletiva no campus

Desde 2017, o campus de Sobral realiza coleta seletiva solidária, separando resíduos sólidos recicláveis gerados na instituição para destinação às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Entre novembro de 2017 e abril de 2021, foram destinadas mais de 12 toneladas de recicláveis. Mais informações sobre a coleta seletiva em https://ifce.edu.br/sobral/campus-sobral/comissao-de-coleta-seletiva-solidaria.

Os módulos da capacitação estão disponíveis no canal do campus de Sobral do IFCE no Youtube (https://www.youtube.com/c/audiovisualsobralIFCE). Lá, também estão disponíveis depoimentos de catadores da Associação de Santana do Acaraú (ACASA), conteúdo que também fez parte da capacitação.

Link do módulo I (Noções de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos): https://youtu.be/wwRVAOQ9F-0

Link do módulo II (Higiene e segurança do trabalho na coleta seletiva): https://youtu.be/Xh6QBXWGzgA

Link do módulo III (Noções de empreendedorismo e matemática financeira): https://youtu.be/l7imzrsxtPk

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do IFCE de Sobral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores