quarta-feira, 15 de julho de 2009

Metrô de Sobral é motivo de piadas por internautas no Blog do Jornal o Povo


Recentemente o governo do estado divulgou a construção do metro de Sobral.
O projeto tem um investimento previsto de R$ 54 milhões. Terá aproximadamente 11 quilômetros de extensão e será composto por cinco veículos leves sobre trilhos (VLTs) compostos, cada um, por dois carros.

Veja um trecho da reportagem do O Povo de 07 Jul 2009 :

O Metrô de Sobral deverá ser instalado dentro do perímetro urbano do município e terá duas linhas principais: a primeira, chamada de Linha Sul, com extensão de sete quilômetros, vai ser de utilização mista, pois vai aproveitar a linha de cargas já existente. A linha deverá ligar os bairros Sinhá Sabóia e Cohab II (no sudeste da cidade) ao bairro Sumaré (no sudoeste da cidade) passando pela periferia do Centro e por outros bairros populosos. Serão ao todo sete estações.

A segunda, chamada de Linha Norte, terá extensão de quatro quilômetros e vai atender o lado norte do município, que possui o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e grandes polos geradores de viagens, como a Grendene e o Centro de Convenções. Desta forma, a Linha Norte deverá ligar o extremo nordeste ao extremo noroeste de Sobral por meio de quatro estações.

Para a efetivação do projeto do Metrô de Sobral, um convênio com a União irá destinar à obra R$ 21,6 milhões. O restante dos recursos será do Tesouro do Estado. A operação e o gerenciamento do sistema de Metrô de Sobral serão de responsabilidade do Metrô de Fortaleza. Após a licitação, o prazo para a conclusão do Metrô de Sobral será de 12 meses.

Outra reportagem do blog de Política do O POVO, diz “Sobral deve ter metrô antes de Fortaleza”,http://blog4.opovo.com.br/politica/sobral-deve-ter-metro-antes-de-fortaleza , a reação dos leitores do blog não deu outra, mensagens de todos os tipos discriminação, piadas e um monte de bobagens a respeito da cidade de Sobral. Mas o que eles não sabem é que o metrô de Sobral, na verdade é um Trem Urbano ou metrô de superfície, muito diferente do metrô que será instalado em fortaleza. Nesse sentido a culpa é da propaganda do Governo do Estado, que na ocasião também foi muito criticado pelos leitores.

Apesar de não ser Fã dos Ferreiras Gomes, tenho que admitir que esse novo meio de transporte urbano será a melhor coisa que ocorrerá em Sobral, onde a população não só de Sobral, mas de toda Zona Norte e até mesmo de muitos que moram em Fortaleza mas trabalha em Sobral tanto necessitam.

Ultimamente o transporte urbano de Sobral, é feito praticamente por Mototaxistas, que além de ser um pouco perigoso, não serve muito para crianças e nem para idosos, muitos usam por obrigação da necessidade e outros nem usam o serviço, além de ser um pouco caro. Quanto à implantação de mais linhas de ônibus na cidade, por alguns fatores esses meios não são muito eficazes em Sobral.

Outra coisa que muitos críticos também não sabem, é que Sobral arrecada muito imposto, o governo só está dando a Sobral o que lhe é de direito, e apesar de não ser uma cidade muito grande, tem um intenso movimento urbano. Só para se ter uma idéia, o ICMS de Sobral, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, é muito maior do que o ICMS do triangulo CRAJUBAR, Crato, Juazeiro e Barbalha juntos, praticamente o dobro, ou seja, o ICMS de Sobral é maior do que toda a região metropolitana do Cariri. E lá também terá um trem urbano.

Portanto critica de pessoas que não conhecem a realidade.

Foto: blog do Juazeiro, fontes de repotagem: Jornal o Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores