quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

ALCÂNTARAS VIA COREAÚ “A OUTRA FACE DA SERRA”


Nada de árvores ou matas verdes nas margens da estrada, nada de asfalto, aliás, em alguns trechos nem parece ser a badalada serra da Meruoca. A natureza tenta fazer a sua parte, mas ninguém parece querer colaborar. Essa é a situação da Rodovia CE-241, Trecho Alcântaras-Coreaú.

A estrada que faz a ligação das cidades de Alcântaras aos municípios vizinhos de Coreaú e Moraujo, e que também é caminho ao litoral de Camocim, tem uma terrível situação e que se agrava tanto em época do período chuvoso, como das queimadas.

Apenas 17 km separam as sedes municipais de Coreaú e Alcântaras, mas a situação triste começa a cerca de 3 km saindo de Alcântaras, na ladeira na localidade de Macaco, na via estadual uma pedra que desabou do barrando ocupa parte da estrada, a outra parte do barranco não desabou, pois o tronco de uma árvore, uma das poucas que tem, parece ter segurado o restante. Depois das chuvas o local (foto) permaneceu praticamente inalterado. Nesse trecho tem ladeiras altas e perigosas, e é rota de transportes de mercadorias para o comércio das referidas cidades.

Estrada esquecida ou povo sem prestígio?

Situação triste e que ainda pode piorar, pois as queimadas não dão trégua, até as pedras parecem desmanchar de tanto fogo, uma imagem lamentável. No inverno a paisagem muda, além do verde predominante, as águas que escorrem das serras, encostas e riachos, também trazem consigo a erosão.
A estrada não é asfaltada, e no trecho que faz parte do município de Coreaú, depois das chuvas nem todos conseguem passar pelo os atoleiros de piçarra e barro vermelho, além da forte poeira. Não é toa o lugar está na roda do enduro Pio-cerá, um dos maiores da América Latina. Vez em quando, é realizado algum melhoramento, mas nada definitivo e por isso parece não surtir algum efeito.

Já no sentido saindo de Alcântaras, via Meruoca, e chegando principalmente na descida da serra em Sobral, a situação da rodovia é bem diferente. Não à toa, é lá onde desfilam os grandes da região.

É que culpa temos de Coreaú não ser Sobral. Assim não temos Dert, Ibama, Semace e etc.
Escrito por Edilson Angelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores