segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A vila de Ventura e a festa de São José


O dia de São José é comemorado duas vezes por ano no distrito de Ventura município de Alcântaras, além do 19 de março, ontem 23/08 iniciou o tradicional festejo que prossegue até o dia 30 deste mês.

Ventura é mesmo diferente, a vila encravada no planalto do alto da montanha tem uma visão privilegiada onde se avista praticamente todo a região do Vale do Coreaú. Fundada primeiro do que a própria cidade de Alcântaras com a construção de capela de São José em 1906 a cerca de dois anos antes da Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Mas antes da construção da cepela de São José, Ventura foi uma das primeiras povoações da Serra da Meruoca. Descoberta por escravos a mando de seus senhores que ao subirem a serra se depararam com algo jamais visto antes e depois de retornarem acharam aquilo uma grande aventura ao escaparem dos perigos encontrados pelo caminho, bichos feroses como cobras e onças e até mesmo da investida de indios.

Entre alguns nomes que o lugar recebeu, prevaleceu somente Ventura; mas ainda epelidos lhe são conferidos como Cidade Alta, Pão de Açucar e o mais famoso Terra do Amor. Para conhecer o lugar; Ventura fica a 5 km do centro de Alcântaras, pegue a estrada Caldeirão no sentido do Colégio Inocência, início da rota do Açude e da Bica do Pinga.

Foto: Galeria de Renato Braga

2 comentários:

  1. ventura e um lugar maravilhoso lindo de se viver passia pessoas linda eu moro la pode acredeta,

    ResponderExcluir
  2. feito uma pesquisa pela enternet constatei que a cidade precisa de mais atualizacoes com. fotosdas casas , das ruas das festas anuais das pessoas e atualixar o mapa gostaria de opter uma grande resposta da cidade onde eu nasci e onde minha familia morra ate hoge obrigado.

    ResponderExcluir

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores