quarta-feira, 17 de março de 2010

SOBRE O GRANITO E OUTRAS FORMAS DE EXTRATIVISMO EM ALCÂNTARAS

Para visualizar melhor clique na imagem

Reportagem do Jornal o Diário do Nordeste 17/03/2010, destaca a exportação das rochas ornamentais do estado do Ceará. Entre os quinze produtos mais exportados pelo o estado, além das rochas ( granito) 7º, ainda estão a castanha de caju 2º e a fruticultura em 3º lugar.

A realidade de um município como Alcântaras poderia ser bem melhor se esses produtos fossem melhor explorados economicamente no município. O Granito aqui explorado; é também exltado e cantado no hino do município como um orgulho devido a abundância do minério na região, na realidade só trás vantagens mesmo para os donos de pedreiras, que aqui chegam e compram por minharia ou mesmo alugam o terreno para somente explorar deixando a devastação. Um só bloco de pedra pode custar uma fortuna dando inclusive para comprar uma grande área de exploração ou mesmo ainda para pagar anos e anos de aluguel para o proprietário do terreno. Anos anteriores a cobiça tentou abocanhar mas sem sucesso o Talhado de Ventura. (foto acima)

A fruticultura bem que poderia ser mais aproveitada no município, o que se ver em toda a região é o desperdício de praticamente tudo, pouco é vendido em feiras de outros municípios, falta ainda as Cooperativas ou a iniciativa de algum empresário.

Destes a Castanha de caju é o mais aproveitado, quando numa boa safra pode deixar milhares ou até milhões de "reais" no município, ainda sim ao invés de vender ela bruta como matéria prima, poderia ser explorada economicamente usando outros meios ou vantagens, como por exemplo a produção em grande escala de produtos como doces, vinhos, sucos e etc.

Na imagem de satélite, retirada o Google Earth, pedreira localizada no distrito de Ventura, a área abrande quase o mesmo tamanho da zona urbano do distrito. Anos atrás, no local havia formações rochasas em formas de tanques e que acumulavam água durante o período de chuva. hoje a imagem mais se assemelha a uma espécie de cratera.

Um comentário:

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores