quinta-feira, 27 de maio de 2010

AÇUDES DO CEARÁ: Volume hídrico chega a média de 74%


Ao contrário do ano passado, quando o Estado registrou alta pluviometria, neste ano, a reserva hídrica é menor

Diferente do que aconteceu no ano passado, quando todos os açudes das bacias que compõem o Estado, entre as quais do Coreaú e Acaraú sangraram, este ano, somente alguns reservatórios atingiram sua capacidade máxima. Pelo contrário, muitos até perderam água no período do inverno. É o caso do Açude Ayres de Souza, mais conhecido como Jaibaras. Responsável pelo abastecimento da cidade de Sobral e municípios vizinhos da Zona Norte do Estado do Ceará, o açude até sangrou nos últimos três anos. Este ano, começou o ano com 70% de sua capacidade. Com pouca chuva, o reservatório está agora com menos de 9% de sua capacidade inicial. Atualmente, a média de capacidade de volume d´água em todo Estado é de 74%.

Mas em cada bacia hidrográfica monitorada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) há uma oscilação entre uma bacia e outra que varia entre 62% e 84%. Um dos maiores reservatórios da Bacia do Acaraú, o Paulo Sarasate, localizado no Município de Varjota, de acordo com o órgão, está com 633 milhões de metros cúbicos, ou seja, apresenta um acumulado de 70%. Situação semelhante é o do Forquilha, que hoje está com 71% do total, ou seja, 36 milhões de metros cúbico. No ano passado, depois de 13 anos, o Açude Forquilha sangrou. O triste é pensar que as chuvas praticamente acabaram.

Apesar de terem sido registradas chuvas, nesses dois últimos dias, em alguns municípios da Zona Norte, e em outras localidades isoladas, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informa que são precipitações de baixo volume e que não mudam o quadro. "Uma onda de estabilidade se concentrou nesta região, mas deve ir embora hoje", comentou a meteorologista Gláucia Barbieri.

Preocupação

A situação do Açude Ayres de Souza (Jaibaras), com capacidade para 104 milhões de metros cúbicos, está com 61,8% e começa a preocupar os criadores de peixe, que produzem cerca de mil quilos de pescado por dia. Esses trabalhadores temem que possa acontecer o fim da atividade, caso o reservatório continue secando. Neste mesmo período do ano passado, o Jaibaras estava sangrando com uma lâmina de mais de um metro.

Para o assessor da presidência da Cogerh, Yuri Castro de Oliveira, em anos anteriores o quadro de armazenamento de água no Estado era bem pior. "Tirando com base os anos 90, em que o acumulado neste mesmo período era de 35% a 40% em todo o Estado, a situação atual é bem animadora. Afora 2004, 2008 e 2009, em que se registraram bons invernos, a situação era bastante desanimadora". Neste mesmo período, a capacidade hídrica do Ceará em 2009 já superava os 81%. Naquela ocasião o número se aproximou do recorde histórico de 86%, atingido em 2008.

Reportagem completa no Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores