segunda-feira, 29 de agosto de 2011

FOGÕES ECOLÓGICOS SÃO CONSTRUÍDOS EM COMUNIDADES DE CARIRÉ


A parceria firmada entre Município de Cariré, Governo do Estado e a Secretaria das Cidades, vem de concluir a instalação de 192 fogões ecológicos nas comunidades de Anil, Campo Frio, Lagoa de Fora, Caiçara, Cajueiro, Muquem de São Pedro, Flores e Tapuio. 

Esteve gerenciando a instalação dos referidos equipamentos, a nível local, a primeira dama e dinâmica secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar, em sintonia com a Secretaria da Infraestrutura de Cariré. 

Segundo informações de Àkilas Girão, técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis-IDER, "os fogões a lenha ecológicos são construídos com tijolos refratários que mantém o calor dentro da estufa e economizam lenha. Isso também garante que a temperatura do ambiente não se altere. Outra vantagem é a fumaça, que antes ficava pela casa e agora é totalmente eliminada pela chaminé. O pedreiro demora apenas algumas horas para concluir o trabalho e quatro dias depois, o fogão já pode ser usado. O fim da fumaça é um alívio para agricultores com problemas respiratórios". 

Conforme ainda Ákilas Girão, "a construção dos fogões gera também empregos nas comunidades pobres, trabalhadores locais são treinados para a instalação. Um mestre de obras, previamente treinado pelo IDER, vai até as comunidades, para treinar os profissionais locais, gerando mão de obra qualificada e fonte de renda para os mesmos. O Governo do Estado financia, integralmente, a instalação do fogão ecoeficiente, enquanto que a Prefeitura Municipal solicita o equipamento, contando, também, com o apoio das associações comunitárias locais". 

Do Blog Wilson Gomes (Postado por Vicente J. Rodrigues).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores