Através de uma parceria entre ECOS, Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente e Rede de Juventude para a Cidadania - RJC o município de Alcântaras-CE sediou pela primeira vez um curso direcionado a praticas permaculturais.
Realizado no último final de semana o CURSO DE PRIMEIROS PASSOS NA PERMACULTURA foi ministrado por integrantes da FEEC - Federação da Entidade Comunitárias de Coreaú e oportunizou 17 jovens alcantarenses de aperfeiçoarem-se em novas praticas do cultivo agroecológico de hortaliças, circulo de bananeiras, espiral de ervas e técnicas de compostagem.
O curso que foi dividido em etapas teórica e pratica utilizou o Sitio Santa Terezinha - Região de Carmolândia para implementar a aula pratica. Por todo o dia de sábado integrantes e organizadores realizaram diversas atividades afim de exemplificar tudo o que foi assimilado na aula teórica ocorrida na sexta-feira,27 e demonstraram que a 'capacitação' gerou muita experiência. ]
Homens e mulheres uniram-se em um objetivo só: o de realizarem coletivamente todas as praticas previstas em intimo contato e respeito a natureza, sendo necessário para isso a utilização de materiais disponíveis na propriedade e a valorização dos insumos naturais produzidos pela vegetação local. Finalizado o curso o resultado foi obtido satisfatoriamente, fato que culminou na certificação de todos os envolvidos e a implantação do Sitio de Agroecologia Modelo a ser monitorado em Alcântara pela ECOS e entidades afins.
Francisco Freire (Portal Jovem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário