quarta-feira, 10 de outubro de 2012

EMPRESA VENDE DIPLOMAS DE DEZ INSTITUIÇÕES CEARENSES A PARTIR DE R$ 410


São disponibilizados diplomas de ensino médio, técnico e superior em diversas instituições do Brasil.

Um site oferece diplomas de graduação de universidades federais e particulares de todo o País. A partir de R$ 410, qualquer pessoa pode conseguir a certificação de graduação em curso superior. Dez instituições cearenses figuram na enorme lista disponibilizada pela empresa Educacional Center. O caso foi denunciado nesta quarta-feira, 10, pelo jornal O Globo.

"Você pode obter um diploma de nível superior conosco com total sigilo e segurança. Sem receio de perder o dinheiro ou de ter um documento sem validade", diz o perfil da empresa, que afirma que os diplomas são validados pelo Ministério da Educação, com publicação no Diário Oficial da União.

A página do Educational Center ainda traz uma discussão ética na seção Garantias. "É preciso saber distinguir o certo do duvidoso. Um grupo de profissionais que disponibilizam formas de pagamento facilitadas como a nossa, tendo uma postura ética, e amparados legalmente é muito importante."

Em contato com O POVO Online, o Ministério da Educação negou o suposto aval e vai acionar o Ministério Público Federal e a Polícia Federal para investigar o caso.

Confira lista das dez instituições cearenses disponíveis no site:

Faculdade Latino Americana de Educação
Faculdade Leão Sampaio
Faculdade Farias Brito - FFB
Universidade Camilo Castelo Branco - Unicastelo
AIEC
Universidade Estadual do Ceará - UECE
Universidade de Fortaleza - Unifor
Universidade Estadual Vale do Aracaú - UVA
Universidade Regional do Cariri - Urca
Universidade Federal do Ceará - UFC 

Posicionamentos

O POVO Online entrou em contato com as instituições que a empresa diz ter vínculo. O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, está em Brasília e disse que tomou conhecimento do caso nesta manhã do caso. “Vamos acionar a procuradoria da Universidade Federal do Ceará”, afirmou. Ele lembrou que outro problema similar ocorreu recentemente em relação à validação de diplomas estrangeiros. “O caso está sendo tratado também pela Polícia Federal. Nesse caso, quem deve cuidar também é Polícia Federal”, reiterou. 

Em nota, a Universidade Estadual do Ceará (Uece), informou que a instituição “não tem qualquer vínculo nem convênio com essa empresa e que não é responsável” pela venda.

A reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), Otonite Duarte, disse que os diplomas da Urca são emitidos pela própria instituição e que não existe nenhum convênio com qualquer empresa que realize esse serviço. “Vamos tomar as providências jurídicas e, inclusive, policiais sobre esse caso”, afirmou ao O POVO Online. 

A Universidade de Fortaleza (Unifor) deve se pronunciar ainda nesta quarta-feira. A diretoria da Faculdade Farias Brito (FFB) está consultando o departamento jurídico das Organizações Farias Brito para dar um pronunciamento. 

A Faculdade Leão Sampaio, da região do Cariri, tomou conhecimento do caso através do O POVO e disse que irá investigar a denúncia. A Faculdade Latino Americana de Educação, com sede na Parangaba, em Fortaleza, disse que ia encaminhar o caso para o quadro administrativo da instituição.

Thadeu Braga, Elias Bruno, Jéssica Welma e Juliana Diógenes
Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores