quinta-feira, 11 de outubro de 2012

CURSO ADAPTAÇÃO DA EDIFICAÇÃO PARA AS NORMAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO


As inúmeras atividades humanas produzem bens, serviços e conhecimentos. No entanto, muitas dessas atividades oferecem riscos à saúde ou a vida do trabalhador. A segurança do trabalho visa o estudo e a implantação de medidas para proteger o trabalhador dos riscos inerentes a sua atividade ocupacional. Vários profissionais contribuem para assegurar a segurança do trabalho e a saúde e integridade do das pessoas no ambiente de trabalho. 

O Brasil perde, por ano, o equivalente a 4% do PIB por causa dos acidentes de trabalho. Segundo dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, publicado em janeiro de 2008, foram registrados em 2007, em todo o País, 503.890 acidentes de trabalho.  Embora o número seja muito alto, a incidência de acidentes no Brasil vem caindo ter caído em relação a 2006 e 2005.

As empresas devem obedecer à extensa legislação brasileira de segurança do trabalho e manter em seus quadros uma equipe encarregada do setor. O Brasil possui uma extensa legislação sobre o setor, além de participar como signatário em diversas convenções internacionais da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

O portal do Ministério do Trabalho e Emprego tem à disposição todas as normas de Segurança de Trabalho. Existem normas para inspeção, embargo e interdição, formação da CIPA, equipamentos de proteção individual, saúde ocupacional, riscos ambientais e eletricidade. Também existem normas que dizem respeito ao ambiente de trabalho influenciando o projeto arquitetônico de empresas e até mesmo de residências coletivas. 

A gama de profissionais envolvidos na segurança do ambiente de trabalho é seguramente maior que os tradicionais médicos, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho. Cada vez mais gestores, consultores, planejadores e licenciadores devem ter conhecimento básico das principais normas que regulamentam o projeto e o uso dos espaços de trabalho e demais riscos do ambiente construído.

 Preocupada com este cenário a Aurion Arquitetura, a Prefeitura Municipal de Sobral e a UVA, estará realizando nos dias 19 e 20 de outubro, no âmbito da Agenda 21 de Sobral, o Curso Adaptação da Edificação para as Normas de Segurança do Trabalho. Veja programação em anexo. 

Além da programação haverá um estudo de caso apresentado pela Mako Soluções Indutriais.

As inscrições devem ser feitas através do www.aurionarquitetura.com.br

Parceria com a Agenda 21 de Sobral.

Desde 2004, a Aurion Arquitetura se impôs o compromisso de promover temas ligados a melhoria da qualidade de vida no século XXI, em conformidade com as Macro-Estratégias Agenda 21 local. Por isso, anualmente a Aurion realiza cursos de sensibilização, sem fins lucrativos, com a ajuda de parceiros que tenham este mesmo interesse pela sociedade.

-- 
Herbert Rocha
Arquiteto Crea-CE 9863-D
Twitter: aurionarq

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores