terça-feira, 30 de outubro de 2012

ENCERRAMENTO DOS FESTEJOS DA PADROEIRA DE ALCÂNTARAS


Encerrou-se neste último domingo, 28, os Festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro . A comunidade católica do município que celebrou durante dez dias a festa de sua padroeira em 2012 findou seus festejos em clima de união e bastante fé.

 Com a tradicional procissão a imagem de Nossa Senhora percorreu algumas da principais ruas de Alcântaras levada por homens de fé que carregavam a santa pelo andor e companhia de paroquianos  padres, acólitos e devotos da Mãe Santíssima. Pela noite já na praça da matriz durante a Missa o pároco Edmílson Eugênio agradeceu a todos pelo empenho na realização da Festa que em 2012. Agradeceu ainda aos irmãos paroquianos,  conselho paroquial, governo municipal, comissões de organização de todas a noites, visitantes e devotos. Em 2012 os Festejos da Padroeira superou as expectativas e  rendeu mais de R$39 mil, dinheiro este que será aplicado na construção do auditório e secretária paroquial, previsto para iniciar as construções em dezembro próximo.

Foi também durante os festejos que vários sacerdotes da Diocese de Sobral, bem como o Bispo Dom Odelir retornaram a pequena cidade serrana para festejar com profunda alegria e união a 'festa de outubro' 2012. Finalizada a festa maior da comunidade alcantarense, os últimos festejos no município ocorrem em novembro próximo nas comunidades de Rosápoles e Silva.

Post. F.F.C. Filho (Portal Jovem)
Foto: Edilson Angelo

Terminou a festa católica no último domingo, o pós festa continuou nas noites de domingo, estendendo-se até a noite de ontem (segunda para terça-feira), com a tradicional seresta da ressaca na região do Pinga e sítio Caldeirão.

Quem não se deparou com o PARE?

Esta festa da Padroeira de 2012, parece definitivamente ter celebrado o fim de muitas tradições. Comparando ao passado, foram poucas as pessoas presentes nas celebrações religiosas, o quase desaparecimento dos barraqueiros que era uma coisa muito tradicional, a insignificante festa do sábado, a inexistência da festa dos comerciantes que era realizada no domingo. E o que mais marcou para a população foi o exagero do PARE! em praticamente todo o pequeno Centro da cidade, que só contribui para afastar a população e visitantes à cidade,  bloqueando a passagem,  e atrapalhando o retorno e estacionamento de veículos, além de dificultar a passagem dos pedestres, com verdadeiros "braços" de ruas desertas com a incômoda corda e, o PARE! na frente.

Manter a ordem "com organização" é uma coisa, a ordem "como imposição" é outra diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores