terça-feira, 8 de janeiro de 2013

MEMÓRIA E UTILIDADE PÚBLICA: O ANTIGO CHAFARIZ DA ESCOLA GREGÓRIO CUNHA

Vista da Praça Gregório Cunha para a escola de mesmo nome (final da década de 80)

Para os alcantarenses que estão fora do lugar há décadas, não há como não relembrar. A imagem acima foi tirada nos anos entre 1978 a 1980, e ainda hoje conserva praticamente todas as características originais. 

Este chafariz foi um das primeiras construções feitas com o uso de concreto e ferro armado em Alcântaras, há décadas vem sendo um dos principais da cidade e ainda muito utilizado mesmo com o fornecimento de água da CAGECE. Considerando a emancipação de Alcântaras, o velho chafariz deve ter no mínimo uns 50 anos de existência.
  
É uma simples construção anexada a antiga Escola Gregório da Cunha Freire, e que nos faz lembrar "do Alcântaras" do passado. E apesar de sua grande utilidade, o problema é, que hoje faz medo você ficar debaixo dele, pois os ferros ou o que resta de ferrugens está a vista, rachaduras e infiltrações é a maior característica dele.

Para piorar a situação,  após encher, chega a passar longos minutos (ou hora) derramando água em cima da velha construção, o pequeno cano (suspiro/ladrão) e uma árvore no sentido do poente contribui para que ele permaneça sempre úmido. Diante do perigo de desabamento, é encher o balde e sair correndo! 

Mas ainda há tempo de salvá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores