segunda-feira, 17 de junho de 2013

CADASTRO PARA VOTO BIOMÉTRICO ATINGE 12% DA META NO CEARÁ

Nos sete novos municípios que terão voto biométrico no Ceará, 12% se recadastraram. Eleitor que não comparecer pode perder o título.

Sete novos municípios cearenses contarão, em 2014, com votação biométrica, aquela em que o eleitor é identificado pela impressão digital. Nos municípios de Alcântaras, Aquiraz, Crateús, Forquilha, Ipaporanga, Juazeiro do Norte e Sobral, os eleitores que não fizerem o recadastramento correm o risco de ter o título de eleitor cancelado. O recadastramento teve início entre março e abril deste ano e, segundo levantamento do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), até o último dia 7, apenas 12% dos eleitores tinham se recadastrado.

O prazo para recadastramento se encerra em alguns municípios no dia 29 de novembro e, em outros, em 13 de dezembro. O ideal é que a população busque o serviço o mais breve possível, evitando deixar para a última hora, quando aumentam as chances de se enfrentar longas filas.

Não por acaso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou campanha em emissoras de televisão e rádio de todo o País nesta semana, tanto para divulgar a votação biométrica, como para convocar os eleitores das 490 cidades que passarão pelo recadastramento em todo o Brasil. A meta de TSE é concluir o recadastramento de todos os eleitores brasileiros no fim da década.

Ao todo, 436.113 eleitores cearenses serão afetados pela medida. Em 2012, o município de Eusébio já teve a experiência da votação biométrica. Com a inclusão destes sete novos municípios, a modalidade alcançará a cobertura de 7% do Estado.

Até agora, os municípios de Aquiraz e Crateús estão mais adiantados no processo, com 18,53% e 18,28% dos eleitores recadastrados, respectivamente. Em seguida, vêm Juazeiro do Norte (10,89%), Sobral (10,31%), Forquilha (7,36%), Alcântaras (3,58%) e Ipaporanga (3,15%).

Mais segurança

O recadastramento se dá por meio de agendamento prévio, que pode ser realizado pelo site do próprio TRE-CE, onde o eleitor destes municípios poderá escolher data, horário e local de atendimento. A votação biométrica promete aumentar a segurança do processo eleitoral, eliminando a possibilidade de fraude.

O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores