quinta-feira, 22 de agosto de 2013

MUNICÍPIOS DA REGIÃO CENTRO-SUL DO CEARÁ ENFRENTAM FALTA DE ÁGUA

Com o desabastecimento os moradores são obrigados a comprar água ao valor de R$ 20,00, mil litros. Ao total, três veículos particulares abastecem o município em um ritmo intenso que começa às 6 horas da manhã. Foto: Honorário Barbosa.

Ipaumirim. Os moradores desta cidade, na região Centro-Sul do Estado, enfrentam falta de água. A situação é considerada crítica e tende a se agravar nos próximos meses, pois quatro dos oito poços do sistema de abastecimento do município já secaram. A demanda diária da população é de 56 mil litros por hora, mas somente é fornecido um terço da necessidade.

No Ceará, pelo menos cinco municípios estão com as fontes hídricas insuficientes: Antonina do Norte, Caridade, Salitre, Quiterianópolis e Ipaumirim. A previsão da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) é de que o quadro de escassez de água no sistema de abastecimento da população atinja Crateús e Itatira. Em setembro próximo, entram na relação as seguintes cidades: Alcântaras, Baixio, Fortim, Graça, Mucambo, Pacujá, Pindoretama e Umari.

Inicialmente, a falta de água deveria atingir os poços tubulares do sistema de Ipaumirim somente em setembro, mas o quadro antecipou-se. Três poços tubulares e um amazonas já secaram. "Só quatro estão funcionando parcialmente. Não dá para fazer distribuição por áreas, remanejamento, porque simplesmente a água está acabando", explica o gestor de Núcleo da Cagece, Jomar Felinto.

Leia a Matéria completa no Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores