sexta-feira, 8 de agosto de 2014

HOMENS PODEM DOAR SANGUE 4 VEZES POR ANO E MULHERES ATÉ 3 VEZES

Estimativa do Ministério da Saúde indica que se cada brasileiro doasse sangue duas vezes por ano, não faltaria sangue para transfusão no Brasil. Mas apenas 1,8% dos brasileiros são doadores regulares, o que faz com que o nível dos estoques dos hemocentros públicos esteja sempre abaixo do ideal. Por isso as constantes campanhas e mobilizações realizadas para estimular a população a doar sangue.

 Pelos critérios definidos pelo Ministério da Saúde, homens podem doar sangue a cada dois meses, até quatro vezes por ano, enquanto mulheres podem doar a cada três meses, até três vezes por ano. No Ceará, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Secretaria da Saúde do Estado, é responsável pela política de sangue e tem capacidade para atender às exigências da sociedade, em se tratando de sangue e hemoderivados para suprir as necessidades da população.

Para doar sangue basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade, só podem doar se apresentarem o Termo de Consentimento para menores de 18 anos, que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. O Termo também está disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br) para download. A coleta é feita em ambiente limpo e todo o material utilizado é descartável, evitando qualquer possibilidade de contaminação. A coleta é feita por uma equipe especializada e com acompanhamento médico. Antes da doação é feita uma avaliação clínica com exame físico, verificação do peso e realização de teste para anemia.

A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio.

Mais informações clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores