sábado, 6 de setembro de 2014

FONTE D'ÁGUA PINGA EM ALCÂNTARAS TEM A MENOR VAZÃO DE SUA HISTÓRIA

Imagem: Edilson Angelo
O Pinga está "Pingando". A vazão pode ser a menor dos últimos quarenta anos. 

Um dos mais conhecidos e visitados pontos turísticos de Alcântaras, no Ceará, parece agonizar diante da forte estiagem que castiga o município há pelo menos três anos. Com fontes de água fria já relatadas na história de colonização do lugar a Bica do Pinga encontra-se com a menor vazão dos últimos quarenta anos. Conforme o proprietário das terras onde fica o banho esta é a primeira vez que ele ver a bica "pingando". 

O Pinga que em secas anteriores teve tanques de cimentos com capacidade de 37 mil litros construídos para abastecer caminhões pipa que levavam água para a zona rural, foi também em 2013 avaliado com um das alternativas de captação de água para a ETA da Cagece em Alcântaras. Porém com  invernos de poucas chuvas, registros de queimadas e desmatamentos em torno da sua nascente, a fonte que durante 20 anos alimentou o açude que abastecia a cidade, pode não resistir as consequências de um quarto anos de seca no Ceará. Segundo Benildo Reinaldo, a fonte pode não chegar a secar, mas em virtude da condição em que se encontra, um poço artesiano teve de ser escavado em sua propriedade para garantir água para os afazeres domésticos e saciar a sede dos animais.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem e blog o Serrano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores