Ao todo, 97.587 alunos do 2° ano, de 4.192 escolas públicas, participaram da avaliação que identifica e analisa o nível de desempenho dos estudantes.
Depois de dois anos consecutivos amargando o mais baixo índice do Ceará no tocante à alfabetização, Fortaleza aumentou 11 pontos na proficiência média dos alunos do segundo ano fundamental e alcança, em 2014, a marca de 147,3 pontos no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece-Alfa).
Com a nova pontuação, a capital cearense aparece entre os sete municípios com piores índices, na frente apenas de Juazeiro do Norte (136,8), Ibaretama (142,4), Crato (145,5), Morada Nova (143,8), Quixadá (143,4) e Paramoti (145,4). Os dados foram apresentados pela Secretaria da Educação, na manhã desta segunda-feira, 29, em solenidade com a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, e o secretário da Educação do Estado, Maurício Holanda
O índice de Fortaleza é considerado ''suficiente" (de 125 a 150 pontos), quarto na escala que varia de ''não alfabetizado'' até ''desejável'' (pontuação máxima). Icó (147,8), Aurora (148,5), Ibicuitinga (148,6) e Itapajé (149,1) aparecem na frente de Fortaleza, mas também estão com proficiência ''suficiente''. O restante dos municípios cearenses estão com proficiência ''desejável".
Segundo o levantamento, 97.587 alunos do 2° ano, de 4.192 escolas públicas, participaram da avaliação externa da Seduc, que identifica e analisa o nível de desempenho dos estudantes. Com os resultados, é possível mensurar o Índice de Desenvolvimento Educacional (IDE Alfa), que revela as habilidades de leitura dos estudantes do 2° ano.
Alguns municípios apresentaram IDE-Alfa máximo, com as maiores pontuação de alfabetização, são eles: Carnaubal, Cariré, Pacujá, Varjota, Fortim, Novo Oriente, Poranga e Abaiara. Com relação ao 2° ano, a Seduc estima que 84,6% dos estudantes estão alfabetizados, entre os anos de 2007 e 2014. Em 2007, esse percentual era de 39,9%.
Também nesse período de ano, houve uma redução de percentual dos alunos não alfabetizados ao final do 2° ano, que caiu de 32,8% para 0,6%. O Spaece-Alfa e o Spaece, que avalia a alfabetização ao final do 5° ano das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, servem para a definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino.
Nos anos anteriores, a Seduc atribuiu o desempenho da Capital ao "descompromisso dos últimos anos", fazendo uma referência direta à gestão da ex-prefeitua Luizianne Lins (PT). Neste ano, a pasta defendeu que Fortaleza mantém um índice suficiente, além de ser o município com o maior número de alunos.
Em agosto, está marcada a solenidade de entrega do Prêmio Escola Nota Dez, quando serão apresentados pelo governador Camilo Santana o novo desenho e as ações do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) para o ciclo 2015 – 2018. A premiação é destinada a até 150 unidades escolares públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa); e até 150 unidades escolares públicas de 5º ano, a partir do Índice de Desempenho Escolar – (IDE 5).
Avaliação do 5º Ano
Na avaliação do Spaece com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, Fortaleza segue no nível ''intermediário’’ de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. A Seduc aponta que, em 2014, a aprendizagem dos alunos do 5° ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, melhorou em relação ao ano de 2008.
Em Língua portuguesa, o percentual de alunos no nível adequado subiu de 35,5%, enquanto, em 2008, o nível era de 6,8%. Em Matemática, esse percentual era de 3,6%, passando para 27,1%. Ao todo, participaram da avaliação 115.273 alunos do 5° ano do Ensino Fundamental.
Computadores atrasados
Estudantes da rede pública que tiveram bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Spaece, em 2013 e 2014, ainda esperam receber os notebooks prometidos pelo Governo do Estado. Conforme O POVO publicou, a premiação é garantida pela lei nº 14.483, de 2009, reformulada em 2012 através da lei nº 14.691
A Seduc informou que o atraso no processo licitatório é o motivo da demora para a entrega dos computadores, mas uma nova etapa do processo está em andamento.
Fonte: Redação O POVO Online
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