O Estado do Ceará deu mais um passo importante para o fortalecimento das políticas de saneamento rural no Estado. Na semana passada, representando o governador Camilo Santana, o secretário das Cidades, Lucio Gomes, esteve na cidade de Lima, no Peru, para formalizar a implementação do Sistema de Informação de Água e Saneamento Rural (SIASAR). Com isso, o Ceará torna-se o pioneiro no país na utilização do sistema.
O fato ocorreu durante a 2ª Assembleia Geral do SIASAR, realizada entre os dias 6 e 11 de março, onde o Brasil foi incluído formalmente no grupo de países que utilizam o sistema ao assinar o “Acordo Regional para adotar a metodologia, processos e regulamentos que se aplicam ao SIASAR”.
A partir da adesão e implementação do sistema, a gestão de saneamento poderá contar com uma ferramenta eficaz para diagnósticos essenciais ao planejamento e priorização de ações, permitindo sobretudo a continuidade e efetividade dos investimentos realizados. “O sistema auxiliará na tomada de decisões e na definição e aplicação das políticas de forma eficiente, evitando desperdício de dinheiro público e favorecendo a universalização do saneamento. É com grande satisfação que o Estado do Ceará se incorpora a esta iniciativa, que será pioneira no Brasil. A partir desta experiência temos a expectativa que o SIASAR poderá ser estendido para os demais estados do Brasil”, afirmou Lucio Gomes, durante o evento.
Também durante a missão em Lima, demais técnicos da SCidades participaram de dois encontros sobre saneamento: “América Latina sobre o enfoque da prestação do serviço sustentável para o abastecimento de água rural” e a Conferência Latino-Americana de Saneamento (Latinosan).
Implantação do SIASAR no Ceará
As primeiras atividades para a implantação do SIASAR no Ceará já têm início a partir de abril. Com o apoio da Prefeitura de Aracati, será realizado um projeto piloto de implementação do sistema no município, sendo dividido nas seguintes fases: levantamento de dados em campo, validação da informação, análise do processo e publicação dos dados.
De acordo com a engenheira agrônoma da SCidades, Danielle Araújo, “a partir do piloto, serão definidas a formatação das equipes e a infraestrutura a ser utilizada nos demais municípios cearenses, bem como as alterações necessárias para adequar o sistema à situação do saneamento no estado do Ceará”.
A implantação do projeto piloto no Ceará é financiada e será acompanhada pelo Banco Mundial. Além do Banco, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e a Cagece são parceiros do projeto no Estado. Durante seu desenvolvimento, outros órgãos estaduais serão convidados para participar do processo.
O SIASAR
O Siasar consiste em uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre os serviços de saneamento rural de um país, sendo possível, entre outras funcionalidades, o monitoramento da cobertura, qualidade e sustentabilidade do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da região, o registro do desempenho dos prestadores de assistência técnica e a transferência de dados estatísticos, cruzando base de dados setoriais.
Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário