sábado, 6 de maio de 2017

CAMPANHA CEARÁ SEM DROGAS MOBILIZA MAIS DE DOIS MIL ESTUDANTES EM CRUZ

Cerca de três mil jovens, moradores e lideranças políticas do município de Cruz lotaram o ginásio poliesportivo Josino Bernardino da Silveira, no bairro Vila Olímpica, na manhã desta sexta-feira (05/05), para acompanhar a 15ª edição da campanha Ceará sem Drogas. A iniciativa, idealizada pelo presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), busca conscientizar jovens cearenses sobre os malefícios da dependência química.

Zezinho Albuquerque ressaltou o recente levantamento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), segundo o qual 70% a 80% dos jovens se envolvem com drogas por causa da curiosidade. “Precisamos do envolvimento das famílias e das escolas, porque sem elas não se faz com sucesso esse projeto Ceará sem Drogas”, afirmou.

O parlamentar destacou ainda os resultados do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência – desenvolvido pela Assembleia Legislativa em parceria com o Governo do Estado e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Segundo Zezinho Albuquerque, o relatório do Comitê mapeou o perfil dos jovens que praticam homicídios e também dos que são assassinados, além de identificar o contexto em que esses jovens estavam inseridos.

O prefeito de Cruz, Jonas Muniz, agradeceu ao deputado Zezinho Albuquerque pela oportunidade de discutir a temática no município e ressaltou a importância da prevenção no combate às drogas.

“Nada melhor do que prevenir a droga, porque nós sabemos, e vocês jovens também sabem, que aquele que entra e se envolve dificilmente consegue sair”, alertou. Ele lembrou ainda que as famílias também são atingidas pelo problema, e não apenas o usuário.

O ex-jogador e comentarista esportivo Walter Casagrande, durante a palestra sua experiência com as drogas, lembrou que hoje existem projetos que buscam esclarecer acerca dos riscos do uso dos entorpecentes, algo que, segundo ele, não existia antes.

“Hoje eu consigo ter uma rotina: faço academia todos os dias pela manhã, vou para a terapia à tarde, no final de semana vou ao teatro, cinema, bares… Isso eu consegui após a recuperação, mas, quando você está nas drogas, a droga pega você para ela, você não consegue fazer nada. Você põe em risco a sua posição, você põe em risco até a sua vida”, alertou.

Segundo a professora dos 8º e 9º anos da Escola de Ensino Fundamental Filomena Martins dos Santos, Jane Freitas, o momento é fundamental para conscientizar não apenas os jovens, mas também os adultos. “É muito importante receber uma pessoa que já passou por uma situação difícil e que hoje está recuperada e vem fazer esse depoimento, vem tentar sensibilizar nossos jovens”, disse.

Já para o estudante Edson Elias, 13 anos, a palestra serviu de alerta sobre os malefícios das drogas. “Foi interessante ouvir o Casagrande falar sobre as drogas e o usuário e também sobre como é importante não usar drogas e cuidar da própria vida”, avaliou.

A Campanha Ceará sem Drogas tem promovido contato direto com a juventude cearense desde 2014. Já foram realizados 14 encontros nos municípios de Limoeiro do Norte, Sobral (duas edições), Crato, Viçosa do Ceará, Campos Sales, Aquiraz, Nova Russas, Fortaleza (duas edições), Acaraú, Crateús, Horizonte e Aracati.

Também participaram do evento o deputado estadual Manoel Duca (PDT); o vice-prefeito de Cruz, Glaydston Muniz; o presidente da Câmara Municipal de Cruz, Erlandson Muniz; e o prefeito de Santana do Acaraú, Marcelo Arcanjo.

Assessoria de Imprensa – AL/CE
Salomão de Castro. Foto: Edson Junior Pio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores