São Paulo, 24 de maio – A Grendene, principal exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais, anuncia que, a partir de fevereiro de 2023, passará a gerir e administrar o Sistema de Franquias Clube Melissa e Clube Mini Melissa em todo território nacional.
A decisão de não renovar o contrato com a Multi Franqueadora, atual franqueadora máster da Grendene dos Clubes Melissa, está alinhada com a estratégia de negócios da empresa para os próximos anos. “A nossa trajetória de 15 anos ao lado da Multi foi muito importante e bem-sucedida, e se encerra de uma forma positiva e amistosa. Nessa nova fase, buscamos nos aproximar do consumidor final e de nossos franqueados”, afirma Rudimar Dall´Onder, CEO da Grendene.
Em 2008, a Grendene contava com alguns parceiros comerciais que possuíam operações de varejo exclusivas de Melissa em algumas cidades brasileiras, como Belém, Belo Horizonte, João Pessoa, Natal, Macapá e Recife. Essas lojas ofertavam um mix composto 80% por Melissa e o restante por acessórios. Mas foi o êxito da iniciativa no Rio de Janeiro, na época chamada de MBR, que motivou a ideia de tornar o modelo franqueável. Surgiu, então, a Jelly, franquia que vendia exclusivamente produtos da marca. O modelo serviu como uma espécie de MVP (sigla em inglês para produto mínimo viável) e, em cinco anos, já somava 40 unidades.
Paulo Pedó, diretor da Melissa e de negócios digitais da Grendene, explica que naquele momento de amadurecimento do formato de negócio nasceu o Clube Melissa. "Foi um marco na história da marca, pois foi a nossa primeira operação de varejo estruturada. Para o lançamento, criamos o slogan ‘Clube Melissa, você já era sócia e não sabia’".
No final de 2013, a Grendene já contabilizava 62 clubes, que representavam 30% das vendas de Melissa. O resultado foi crescendo de forma gradativa e hoje são 388 lojas, um crescimento de mais de 600%, responsáveis por mais de 60% do negócio. Ao longo desse período também foi criado o Mini Clube Melissa, atendendo exclusivamente o público baby e infantil, e que hoje também faz parte da rede.
O sucesso do modelo de franquia ultrapassou fronteiras e, hoje, está presente em diversos países. “A Multi teve um papel fundamental nessa trajetória, participando e gerindo ativamente toda essa cadeia no Brasil. Também foi muito importante para trazer uma expertise de varejo para a companhia”, reconhece Pedó.
Sobre a Melissa
Lançada em 1979, a marca integra o grupo calçadista brasileiro Grendene. Hoje presente em mais de 70 países, nasceu inspirada na moda dos calçados dos pescadores da Riviera Francesa. Seu primeiro modelo, batizado de Aranha, logo ganhou o gosto nacional. Só na última década, Melissa fabricou mais de 90 milhões de pares de sapatos. Uma das primeiras marcas do mundo a promover collabs, tem orgulho de uma história que conta com a participação de grandes nomes da moda mundial, como Viktor&Rolf, Y/Project, Lazy Oaf, Opening Ceremony, Marine Serre, À La Garçonne, Fila, Comme Des Garçons, Karl Lagerfeld e Vivienne Westwood. Sempre vanguardista, Melissa ultrapassa o segmento fashion e ainda conta com coleções elaboradas por artistas, como os designers brasileiros Irmãos Campana e a arquiteta iraniana-britânica Zaha Hadid. Com a intenção de enaltecer os produtos e marcar presença física a Melissa têm duas galerias físicas, que são hubs de conexão e centros de grandes exposições e ativações culturais, estão localizadas em dois dos principais centros urbanos do mundo (São Paulo e Nova York). Outro grande orgulho da marca, são as iniciativas ligadas à sustentabilidade, tendo como matéria prima o Melflex® - forma proprietária de PVC 100% reciclável – além de contar com pontos de logística reversa, acolhendo de forma consciente produtos usados. Essas ações reforçam nossos valores e trazem mais conscientização, sem deixar de lado todos atributos que fazem a Melissa ser reconhecida como uma marca de moda, contemporânea e irreverente.
Sobre a Grendene
A Grendene foi fundada em 1971 e é uma das maiores produtoras mundiais de calçados. Possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil. A companhia é detentora de marcas reconhecidas e de sucesso, como Melissa, Ipanema, Rider, Zaxy, Grendha, Cartago, Grendene Kids e Pega Forte. Além disso, atua também através de licenciamentos de celebridades e personagens do universo infanto-juvenil. Vende seus produtos por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e por meio da subsidiária Grendene USA, Inc. (EUA), atingindo mais de 90 mil pontos de venda (sendo 44 mil no exterior e 50 mil no Brasil), contando com um Showroom Melissa em Milão e 4 lojas conceito: três “Galeria Melissa” (São Paulo, Nova York e Londres) e uma “Casa Ipanema” (Rio de Janeiro). A empresa emprega 18 mil pessoas e tem capacidade instalada de 250 milhões de pares/ano em suas cinco unidades industriais, compostas por 11 fábricas de calçados e fábrica de PVC para consumo próprio na produção de calçados. A empresa é listada no Novo Mercado da B3.
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