Ao todo, são 285 vagas em oito cursos: Agroindústria, Agropecuária, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho. Inscrições são de 3 a 19 de março
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lançou edital de processo seletivo de cursos técnicos (nível médio), com 285 vagas para o campus de Sobral. Há oportunidades em oito cursos, todos gratuitos: Agroindústria, Agropecuária, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho.
São 35 vagas para cada curso, com exceção da Eletrotécnica, que tem oferta de 40 vagas. As aulas são no turno da noite, com exceção de dois cursos vespertinos (tarde): Agropecuária e Segurança do Trabalho.
Os cursos ofertados em Sobral são subsequentes, modalidade destinada a estudantes que concluíram o ensino médio. As inscrições são pela internet, no período de 3 a 19 de março de 2023, por meio do site Qseleção (https://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=7200), sem cobrança de taxa. A seleção ocorrerá em uma única etapa e levará em conta as notas constantes no histórico escolar dos participantes.
São três etapas para inscrição:
a) preencher o formulário eletrônico no sistema Q-seleção (https://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=7200) e transmitir os dados via internet;
b) salvar o comprovante onde consta o número do protocolo de inscrição (Resumo de Inscrição), e resguardar as credenciais de acesso (usuário e senha), que é a única forma de acesso ao andamento do exame de seleção;
c) dirigir-se ao campus para a entrega da seguinte documentação:
I - Protocolo de Inscrição gerado após o preenchimento do Formulário de Inscrição;
II - Histórico do ensino médio completo;
III - Documento oficial de identificação;
IV - Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio;
V - No caso de quem se inscreveu nas cotas, levar também o histórico do ensino fundamental completo.
O IFCE reserva 50% do total das vagas ofertadas para candidatos egressos de escolas públicas. Não poderão concorrer a essas vagas candidatos que tenham, em algum momento, cursado parte do ENSINO FUNDAMENTAL em escolas particulares. Para concorrer às vagas do Sistema de Cotas para Egressos de Escolas Públicas reservadas aos candidatos pretos, pardos e indígenas e pessoa com deficiência, os candidatos deverão, ao efetuar a inscrição via Internet, marcar a opção correspondente a essas vagas, o que implica autodeclarar-se pertencente ao grupo étnico preto, pardo ou indígena e pessoa com deficiência.
A validação da autodeclaração para pessoas negras pretas e negras pardas ocorrerá após a divulgação do resultado final, a partir de um procedimento junto à a Comissão Institucional de Heteroidentificação (CIH), que considerará como critério o fenótipo do(a) candidato(a), isto é, o conjunto de características físicas visíveis que o(a) fazem ser identificado(a) socialmente como pessoa negra-preta ou negra-parda, não sendo considerada a sua ascendência ou a sua autopercepção.
O quadro detalhado de vagas, bem como o edital e seus demais anexos, podem ser consultados na página do processo seletivo. As aulas em Sobral estão previstas para ter início em 7 de agosto.
SERVIÇO
Inscrições para os cursos técnicos
Quando: 3 a 19 de março
Onde: site Qseleção (https://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=7200). Depois, é preciso levar a documentação ao campus
Coordenadoria de Comunicação Social do IFCE de Sobral
Nenhum comentário:
Postar um comentário