terça-feira, 23 de junho de 2009

Resultado do Ceará Spaece-Alfa (Alcântaras e Meruoca)




Educação influencia repasse do ICMS
Os municípios melhor avaliados na alfabetização de alunos garantiram maior repasse do ICMS

A situação financeira dos municípios que não conseguiram cumprir o dever de casa, de alfabetizar os alunos a níveis considerados aceitáveis pelo Governo do Estado, pode piorar. Ontem, o governador Cid Gomes informou que o desempenho dos alunos no processo feito pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece-Alfa) será uma das bases para o repasse do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços ( ) aos municípios. “Além dessa (avaliação), vamos levar em consideração o desempenho escolar no 5º e no 9º ano”, avisou Cid.

Além da educação, a forma elaborada pelo Governo para a distribuição do imposto também passa pelo desempenho na redução da mortalidade infantil e ações no meio ambiente. O critério anteriormente adotado tinha como meta somente o contingente populacional, beneficiando municípios como Fortaleza e Maracanaú, que não ficaram entre os 20 melhores avaliados pelo Spaece-Alfa. “Houve municípios que ganharam e perderam. Vai ser este o critério a partir deste ano”, destaca Cid.

A lista da avaliação de alunos alfabetizados mostrou que o porte do município nem sempre é a melhor referência quando o critério é alfabetização. Mucambo, Cruz, Reriutaba e Tarrafas ficaram com as melhores posições. “Não é o fato de o município ser grande ou pequeno que vá ser decisivo de suas escolas ensinarem bem seus alunos”, completa.

Este Blog fez um resumo de como funciona os níveis de avaliação, e destaca alguns municípios na Zona Norte no resultado do Ceará no SPAECE-ALFA

No nível desejável, acima de 150 pontos são 23 municípios, entre eles Mucambo 1°, Reriutaba 3°, Graça 5° e Sobral 13° colocados.

No nível suficiente, entre 125 e 150 pontos, são 69 municípios, entre eles Meruoca 27°, Alcântaras 29°, Massapê 34° e moraújo 37° colocados.

No Intermediário, entre 100 e 125 pontos, são 82 municípios, entre eles Granja 93°, Morrinhos 170° e Santana do Acaraú 171°colocados.

No nível alfabetização incompleta, entre 75 e 100 pontos, estão Senador Sá 177°, e Coreaú 182°, ou seja Coreaú se destaca na Zona Norte como o 3° pior do estado.

No nível não alfabetizado, nível que mede até 75 pontos. Apenas um município, Ibaretama 184°, ultima colocação.

Fonte: Jornal o Povo.

2 comentários:

  1. muito interessante, é você mesmo que faz esses artigos? temas bem variados é muito bom, sugestão: um espaço para histórias, "causos" de moradores da comunidade. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Boa Idéia, vou analisar esta sugestão.Tenho muitas coisas escritas e muitas idéias também,falta colocá-las em prática.

    ResponderExcluir

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores