segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sempre Viva !


Dia 01 de junho de 1920, nascia no sítio São José, na Serra da Meruoca Francisca Cunha Freire. Era uma das filhas do casal Gregório da Cunha Freire e Inocência Freire Alcântara.
Gregório da Cunha Freire, foi o primeiro prefeito da re-emancipação do extinto município de Meruoca em 1954, é nome de praça em Alcântaras. Inocência é nome da maior Escola pública municipal.

Francisca Cunha; na verdade era Dona Chiquinha, referência na cidade e um exemplo de matriarca, a senhora do casarão (Foto) da esquina da rua Francisco Aguiar (esposo) com a rua Pedro Carmo. Conheci de perto tardiamente. Pessoa com uma espetacular inteligência e com uma visão extraordinária do mundo, do qual adquiriu vivenciando cada época e sempre se adequando aos seus conceitos.

Dona Chiquinha partiu para a vida eterna a um ano, mas especificamente no dia 29 de maio de 2008, faltando dois dias para completar 88 anos. Uma pena ! pois ainda administrava sua casa, sabia cuidar de si e de outros ao seu redor. Uma mente brilhantemente produtiva,atualizada,uma história viva de Alcântaras. Apesar das décadas de vida, partiu não por causa de seu tempo de vida e sim por um inesperado chamado de Deus.

Para quem a conhecia, ela sempre estará lá se mexendo em sua cadeira.

Um comentário:

  1. O blog estar de parabéns, mas sinto que historia dos outros antigos casarões esta ficando esquecido como: Waldemar Tomaz, Waldemar Ximenes, Virgilio Fernandes Mendes, e muito outros. Gostaria de ver contar, a historia da minha terra querida, desde os pobres e ricos sem distinção de raça e cor, mas destacando as sua reais contribuições Histórica, Econômica, Política e Cultural

    ResponderExcluir

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores