terça-feira, 14 de setembro de 2010

CRIMES AMBIENTAIS EM ALCÂNTARAS: APA DA SERRA DA MERUOCA NÃO SAIU DO PAPAEL

Já não bastasse as "brocas" e queimadas para dar lugar às pequenas lavouras de milho e feijão, o clima quente e a vegetação seca ainda contribuem para a prática do incêndio criminoso.

Essa é a estrada que liga a cidade de Alcântaras ao povoado de Rosápoles, comunidade da zona rural que fica no nordeste do município. O local que fica a cerca de 700 metros de altitude, faz parte da Serra da Meruoca e por tanto da Área de Preservação Ambientação (APA) que por enquanto existe somente no papel.

Por toda a estrada, que além do povoado de Rosápoles, também faz ligação com o município de Sobral não tem as belas conhecidas casas de veraneios como em outras regiões da serra, e por isso não tem a mesma visibilidade, o que contribui facilmente para a omissão de práticas como as "brocas"  e queimadas nas margens de estradas.

Sem conhecimento e orientação, o agricultor desmata a vegetação que tentar sobreviver no clima quente e seco desta época do ano, e para piorar a situação queimadas como esta da foto, localizada próximo a localidade de sítio São Bernardo provavelmente criminosa e com nenhum intuito de introduzir uma lavoura agrícola, ajuda a tornar a sena mais lamentável ainda.

Este tipo de ato é comum em toda a região que engloba os municípios de Alcântaras e Meruoca. Leia alguns trechos do livreto: APA da Serra da Meruoca; JÁ É REALIDADE

“A Lei Federal nº 11.891 criou a Área de Proteção Ambiental da Serra da Meruoca e consagrou uma vitória do povo cearense e, em especial, da região noroeste do estado...”

“Sancionada em 24 de dezembro de 2008, a lei que cria a APA da Meruoca vai garantir a conservação dos remanescentes florestais da região, proteger os recursos hídricos, a flora e a fauna, promover a recomposição da vegetação natural, ordenar o turismo ecológico, fo- mentar a educação ambiental e atender às necessidades de proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade da área...”

 "Gostaria muito de saber quando vai ser isso ?"

Escrito por Edilson Angelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores