sábado, 26 de junho de 2010

CONHEÇA A TRAGETÓRIA POLÍTICA E PARCERIA ENTRE TASSO JEREISSATI E CIRO GOMES


Por dois momentos da história política cearense Tasso Jereisate ficou contra o seu próprio partido o PSDB para apoiar os irmãos Ferreiras Gomes. A mais poderosa família cearense desta vez resolveu ficar ao lado do poder e do PT .Entenda a história política de dois dos mais influentes políticos cearenses da atualidade.

Do (Política) O Povo online 17/06/2010 02:44

HISTÓRICO

1986
Integrante do grupo ligado ao ex-governador Cesar Cals, Ciro Gomes foi eleito deputado estadual pelo PMDB, mesmo partido pelo qual Tasso Jereissati foi eleito governador naquele ano, derrotando o grupo dos coronéis – entre eles o próprio Cals. Embora analistas apontassem Ciro como potencial opositor, ele acabou sendo indicado, isso sim, líder do governo Tasso.

1988
Ciro foi eleito prefeito de Fortaleza, com apoio de Tasso.

1990
Já no PSDB, Ciro deixa a Prefeitura de Fortaleza nas mãos do vice, Juraci Magalhães, e disputa a sucessão de Tasso. Com apoio do então governador, é eleito.

1997
Ciro, rompido com o governo Fernando Henrique Cardoso, deixa o PSDB e se filia ao PPS.

1998
Ciro concorre a presidente pela primeira vez, contra Fernando Henrique, candidato à reeleição. Apesar da amizade, Tasso apoia FHC. Mas a relação com Ciro permanece inabalada.

2002
Tasso tenta concorrer a presidente, mas perde disputa interna com José Serra. Vira as costas, então, para a candidatura tucana e faz campanha aberta para Ciro, que concorria a presidente pela segunda vez.

2003
A eleição de Lula coloca Tasso e Ciro em campos opostos no plano nacional. Ciro vira ministro e Tasso vai para a oposição.

2004
Pela primeira vez, Tasso e Ciro ficam em lados opostos em uma eleição em Fortaleza, em função das negociações nacionais em torno da base aliada de Lula. Tasso apoia Antonio Cambraia (PSDB), enquanto Ciro fica com Inácio Arruda (PCdoB). Nenhum dos dois vai para o segundo turno.

2006
Tasso e Ciro pressionam Lúcio Alcântara (PSDB) para que não concorra à reeleição como governador. As negociações fracassam e Tasso rompe com Lúcio. Não declara acordo formal ao irmão de Ciro, Cid Gomes, mas lava as mãos em relação à disputa estadual, o que favorece a vitória do hoje governador.

2008
Ciro ignora a posição de seu partido, o PSB, que apoiava Luizianne Lins, e fica do lado de Tasso para apoiar Patrícia Saboya (PDT) na disputa pela Prefeitura.

2010
Insatisfeito com os ataques de Lula, em entrevista exclusiva ao O POVO, e com o silêncio dos Ferreira Gomes, Tasso encerra 24 anos de parceria política.

"O rompimento político dos grupos de Tasso X Cid, Ivo e Ciro, atualmente está dominando o noticiário político cearense"

Foto: Web, divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores