segunda-feira, 21 de junho de 2010

APA DA SERRA DA MERUOCA: Ambientalistas de quatro municípios da zona norte se reúnem em Sobral


Ambientalistas se reuniram em Sobral para discutir sobre a APA da Meruoca, o encontro aconteceu na última sexta-feira 18/06 no auditório do SAAE. Representantes dos municípios tem o objetivo de promover a aceleração do processo de instalação da Área de Proteção Ambiental da Serra da Meruoca (APA) que engloba quatro municípios da região

O encontro contou com representantes do municípios que compõem a APA, sendo; a região que engloba os municípios de Alcântaras e Meruoca, além de parte dos municípios de Sobral e Massapê. A Área de Proteção Ambiental da Merucoa é de autoria do Senador Inácio Arruda (PC do B). A Lei nº 11.891, de 24 de dezembro de 2008, entre alguns objetivos seria: garantir a conservação de remanescentes das florestas caducifólias e subcaducifólias; proteger os recursos hídricos; proteger a fauna e a flora silvestres; promover a recomposição da vegetação natural; melhorar a qualidade de vida das populações residentes, mediante orientação e disciplina das atividades econômicas locais; ordenar o turismo ecológico; fomentar a educação ambiental e preservar as culturas e tradições locais. No entanto até agora, absolutamente nada foi feito em nome da APA.

Preocupados com a situação, o encontro realizado no auditório do SAAE em Sobral, ficou pontuado algumas decisões, entre elas a formação do Forúm Pró-Apa entre os presentes; que tem como ojetivo articular a instalação realmente de fato, da área de proteção ambiental.

Até agora, mesmo tenso sido criada oficialmente no 24 de Dezembro de 2008, onde foi sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, o projeto da área de proteção só existe no papel, e segundo os ambientalistas reunidos no encontro, se faz necessário o mais breve possível colocar as ações em funcionamento.

Escrito por Edilson Angelo, com informações do COMDEMA de Alcântaras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores