sábado, 4 de junho de 2011

JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE TRAZ REPORTAGEM CONFUSA SOBRE ELEIÇÃO EM ALCÂNTARAS

O maior Jornal do Ceará faz vergonha, primeiramente diz que apenas dois candidatos estão na disputa, incrivelmente Charlys Meneses que foi o primeiro a ter a candidatura deferida aparece como impugnado e desistente, e Antônio Marcos é chamado de Antônio Marques. E o que dizer do PC do B, chamado apenas de PC.

Leia a reportagem do Jornal Diário do Nordeste

População de Alcântaras elege novo prefeito amanhã

Dois candidatos disputam as urnas para chefe do Executivo de Alcântaras. Um aguarda decisão sobre recurso

Alcântaras Amanhã, este Município da Região Norte viverá novo momento democrático e político com a eleição suplementar para prefeito. Dois candidatos estão na disputa: Francisco Eliésio Fonteles, pela coligação PSB/PMDB; e Antônio Marques Ximenes Carvalho (PRP/PC). Porém, este último, entrou com recursos contra impugnação de sua candidatura pelo Tribunal Regional Eleitoral e aguarda decisão. Mesmo assim, seu nome e sua foto constarão na urna eletrônica. Os votos serão computados, mas não divulgados.

Um terceiro nome estava na disputa. Francisco Charlys Moreira de Menezes era o candidato pelo PSOL, mas teve seu nome impugnado por não conseguir provar a desincompatibilização do cargo de presidente do Sindicato dos Professores de Alcântaras. Acabou por desistir.

A decisão da realização de nova eleição no Município foi do TRE/CE por causa do afastamento do então prefeito Raimundo Gomes Sobrinho e seu vice-prefeito, Joaquim Benício Filho, dos cargos, o que ocorreu em 13 de agosto de 2010. O diretório municipal do Partido Republicano Progressista (PRP) e a Câmara de Vereadores até que tentaram a suspensão do pleito, alegando que o TRE convocou eleição direta para a escolha do novo prefeito de Alcântaras, mesmo com o afastamento definitivo do prefeito e seu vice no segundo biênio do mandato, o que forçaria a realização de eleição indireta para os cargos. Mas o ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), julgou extinto o mandado de segurança, e fixou eleição direta para a escolha do novo gestor municipal, ou seja, a partir dos votos dos eleitores na urna eletrônica.

Numa situação bem mais confortável, do que outro postulante, o candidato da coligação PSB/PMDB, Eliésio Fonteles, promete, caso seja eleito, aproximar os distritos da sede do Município, recuperando as estradas vicinais, deixando em boas condições para o tráfego.

O candidato do PSB/PMDB tenta pela terceira vez chegar ao Paço Municipal. Depois de ocupar o cargo do titular das Finanças, na administração do então prefeito Joaquim Tibúrcio (Quinca Tibúrcio), já falecido, Eliésio Fonteles despertou o interesse pela política. É incentivado pelo irmão Antônio Fonteles, atual prefeito de Meruoca, Município vizinho a Alcântaras.

Enquanto aguarda decisão, o candidato da coligação PRP/PC, Antônio Marcos (assim é chamado na cidade), convoca os eleitores para, de maneira democrática, comparecer às urnas, enquanto faz propostas de governo. Ele adiantou que o interesse pela política surgiu em 1997, quando foi secretário da Ação Social do Município e logo em seguida se candidatou a vereador, sendo eleito para seu primeiro mandato. Mas não concluiu o mandado, se afastando para voltar ao cargo de secretário, desta vez no setor de Finanças. Veio a oportunidade mais uma vez de se candidatar a vereador, conseguindo se reeleger. Ocupava recentemente o cargo de presidente do Legislativo Municipal, quando foi convocado pela justiça para assumir o cargo de chefe do Executivo.

Eleitores

Alcântaras tem 8.385 eleitores, que voltam às 28 seções eleitorais amanhã por causa da cassação dos diplomas dos eleitos em 2008. Além desta cidade cearense, os eleitores de outros cinco Municípios brasileiros também voltam às urnas, amanhã, para eleger prefeitos e vice-prefeitos de suas cidades. Estão marcadas eleições suplementares em Cordeiros (BA), Rio Novo do Sul (ES), e nos Municípios paraenses de Aveiro, Brasil Novo e Bujaru. Em todos os casos, os prefeitos eleitos, cassados por decisões da Justiça Eleitoral, obtiveram mais de 50% dos votos válidos nas últimas eleições municipais, em 2008. A legislação eleitoral prevê novas eleições quando os candidatos eleitos com mais da metade dos votos válidos são afastados.

O que eles pensam
Qual a sua prioridade caso seja eleito?

"Vamos implantar o governo itinerante, para aproximar o povo do prefeito, criando em cada distrito uma subprefeitura. Isto possibilitará fazer um governo por meio de uma administração mais participativa. O tempo é curto, pouco mais de um ano, mas com a colaboração da população, muita coisa pode ser feita. Quero valorizar os funcionários públicos, reconhecendo seus valores" Eliésio Fonteles, Candidato a prefeito DE Alcântaras pela coligação PSB/PMDB

"O meu plano de governo estará voltado para investimento na educação. Tenho projetos para que o Município aumente em até 30% os recursos destinado à merenda escolar. Além de prêmio incentivo ao final para a escola que melhor se destacar. Pretendo melhorar o Município com novos equipamentos na área de saúde, com a compra de novas ambulâncias e ampliação da Unidade de Mista de saúde". Antônio Marcos, Candidato a prefeito pela coligação PRP/PC

São mais de 8 mil eleitores na cidade que teve o prefeito afastado em 2010. TRE manterá 28 seções eleitorais 

Foto e reportagem : Wilson Gomes



Um comentário:

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores