segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ESTUDANTES DE ALCÂNTARAS PROTESTAM POR MELHORIAS NO TRANSPORTE ESCOLAR

Estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior (Universitários), juntos com o mesmo propósito, exigir do Governo Municipal de Alcântaras, a garantia dos serviços de transporte escolar de qualidade.

O movimento organizado pela associação dos Estudantes Universitários de Alcântaras reuniu na manhã de sábado 10/09 em Alcântaras, estudantes dos níveis fundamental, médio e universitário, o objetivo era manifestar contra o poder público municipal de Alcântaras e denunciar o descaso com o transporte escolar nos três níveis de educação. O movimento acusa e denuncia o atual sistema de descaso com os transporte dos estudantes, como condutores desabilitados, a existência de paus-de-arara no transporte escolar e até mesmo abuso (assedio) além de condutores embriagados. 

No meio universitário, o fim do sucatão, ônibus que a mais de uma década transporta universitário para Sobral e que segundo os alunos não tem condições de trafegar, entre outras reivindicações, uma lei municipal dos Transporte Universitário de Alcântaras que ampare, regularizem e defendem os estudantes. "Ser beneficiado pelo bom senso não dá mais, é o nosso futuro profissional e as nossas vidas. Se como cidadão exigem que votemos, por que não temos direito aos transportes universitários." Esclarece.

Luta Antiga.

A  luta é antiga, já com algumas conquistas, pois o transporte universitário de Alcântaras já foi muito pior, onde alunos de todos os níveis já foram carregados em caminhões de transporte de lixo e outros, e se considerar também que os alunos universitários do turno da manhã também dispõe de transporte. Mas os alunos querem qualidade, dignidade, segurança, respeito. Apesar das justas reivindicações, o movimento foi taxado de politicagem, segundo um dos colaboradores do evento, ao procurar o governo municipal; foi assim que o Prefeito municipal de Alcântaras Eliésio Fonteles taxou o movimento, onde ele próprio acompanhou de perto toda a movimentação no centro de Alcântaras, até o momento onde se concentraram no patamar da igreja matriz da cidade.

Manifestação percorreu as principais ruas da cidade
Ato teve a participação de estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior
Praça do Mercado Público
Movimento em direção ao Bairro do Junco
Rua Antunino Cunha (Uma das principais ruas comerciais de Alcântaras)
Será que o problema é invenção desses alunos ?
Poder Público "olhe para o rosto dessas estudantes "Parece politicagem ?"
Manifestantes exigem respeito por parte de algum (s) condutores de veículos
Dirigentes do DCE da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e Diretório Central dos Estudantes da UFC, também participaram dos atos de protesto.
Protestos foram organizados pela Associação Alcantarense dos Estudantes de Universidades Publicas - ASSEUP
Universitários de Alcântaras temem que ocorra o mesmo que aconteceu com os estudantes da cidade de Acaraú

A "Luta" dos estudantes universitários é antiga, por isso não confundir politicagem com necessidade. O movimento se organizou a cerca de dois anos. Quanto aos demais estudantes, essa é a primeira vez que se organizam com os de níveis médio e fundamental, eles que passaram a vida em cima de paus-de-arara e agora exigem os seus direitos como manda a lei.

Para ler mais sobre o movimento em 2009 clique AQUI

Para ver a cobertura do BLOG PORTAL JOVEM clique AQUI

2 comentários:

  1. Desde quando lutar pelos Direitos é politicagem?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o protesto por transporte digno para os alunos, porém no momento em que vejo que no passado o busão levava os universitários não somente pela manhã,mas também anoite, e que muitas vezes em que ele quebrou, os alunos ficavam na estrada e a prefeitura mandava,acredite,um "MICRO-ÔNIBUS" para pegar uma quantidade de alunos de um ÔNIBUS,super lotado,os alunos tinham que descer do MICRO,para ele poder subir as ladeiras,e todo mundo sabe da péssima condição do transporte que faz horário para sobral,que devia ser focado também nessa manifestação,mais que foi esquecido por não ser um problema exclusivo da prefeitura,o quanto ao problema do transporte dos alunos,não só agora estão péssimos,pois sempre foram transportados em caminhões e os motoristas nunca tiveram compromisso,pois os alunos ficavam esperando a "boa vontade"desse motoristas para levá-los para casa,e quando disseram que foram trocados os ônibus por caminhões na nova administração,faça-me o favor,vocês não consideram aquelas latas-velhas como ônibus.Depois de tudo isso,sem nunca ninguém ter reclamado,quanto mais ter feito uma manifestação,aí vocês vem me dizer que não é politicagem????????????!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores