sábado, 15 de março de 2014

(FIM FOS LIXÕES) DIA 03 DE AGOSTO É A DATA LIMITE!

2.810 cidades do brasil tem destinação incorreta dos resíduos sólidos. 03 de agosto de 2014 é o prazo limite para que municípios de todo o Brasil extinguam seus depósitos de lixo a céu aberto. 

A medida prevista no artigo nº54 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)  está em vigor há três anos. Entretanto o que se ver é que quase nada foi feito para solucionar o problema da poluição ambiental que deveria está com dos dia contados em 2.810  cidades de todo o país. Segundo o texto, o lixo que não poder ser encaminhado para unidades de reciclagem devem seguir para aterros sanitários. A Lei do lixo ainda evidencia a logística reversa, que compreende ações e procedimentos a serem praticados pelo setor industrial. Em todo o Ceará onde existiriam 262 lixões ilegais caso não seja cumprido este  prazo cerca 92% dos municípios continuarão a realizar o despejo irregular como poderá acontecer com Alcântaras, que apesar de fazer parte de um dos 14 consórcios regionais integrados de aterro sanitário nenhum programa e/ou projeto haveria implantado até o momento a cerca do direcionamento correto do lixo reaproveitável para unidades de reciclagem. Na pequena cidade  que em 2012 haveria concluído seu Plano Municipal de Sanemento Ambiental ( PMSB) o lixo que é coletado diariamente continua a ser destinado para um lixão a ceu aberto no Sitio Doutor o que além de contaminar o solo, tem favorecido com a proliferação de roedores, insetos e degradação ambiental da área.

Francisco Freire ( Do blog o Serrano, Via Portal Jovem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores