quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

SEGURANÇA ALIMENTAR: Mesa Brasil ultrapassa meta em Sobral


A expectativa de arrecadação de alimentos para 2011 foi superior em 100 toneladas, nas metas previstas para o Município. Boa parte desses produtos são distribuídos para pessoas em situação de alta vulnerabilidade social.  (Lauriberto Braga DN)


Sobral. Mais de 420 toneladas de alimentos arrecadadas e distribuídas em 2011. Este é o resultado do Programa Mesa Brasil Sesc, neste Município. O Mesa Brasil tinha como meta, no último ano, arrecadar 320 toneladas, mas superou a expectativa em 100 toneladas, graças à colaboração de uma rede de doadores para atender a 20 cidades da Zona Norte do Ceará.

No Estado, o Mesa Brasil Sesc arrecadou, em 2011, 32 mil toneladas com ações em Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu e Sobral.

"Beneficiamos 3,5 milhões de pessoas com alimentos de boa qualidade", festeja o chefe de gabinete da Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio), Tomaz Figueiredo Filho. O Mesa Brasil Sesc envolve, no Estado, mil entidades beneficiadas e tem um cadastro de 600 doadores.

O Mesa Brasil atua hoje em todo o País, a partir da experiência do "Amigos do Prato" do Sesc Ceará, em 2001. De lá para cá, o Programa cresceu e, em 2005, tornou-se Mesa Brasil. Ele é uma rede de solidariedade, que atende mensalmente entidades filantrópicas que assistem crianças, idosos, gestantes, enfermos, pacientes de câncer e soropositivos. No ano passado, o Programa Mesa Brasil atendeu 389 cidades, beneficiando 1,5 milhão de pessoas com 36 milhões de toneladas de alimentos.

Segundo a gerente operacional do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Sobral, Luciana Gomes, a meta superada em 2011 representa o desafio de que, juntamente com doações de empresas e pessoas físicas, a união de esforços faça chegar à mesa de pessoas em situação de vulnerabilidade social alimentos seguros e saudáveis.

Uma das entidades doadoras na Zona Norte é a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária. O prefeito sobralense, Clodoveu Arruda, destaca que o Mesa Brasil é um programa que distribui a "sobra que salva".

Clodoveu garante para 2012 a permanência da Prefeitura no Programa e incentiva as demais prefeituras da Zona Norte a fazer o mesmo.

Em 2011, o Mesa Brasil atendeu na Zona Norte a 20 municípios: Sobral, Morrinhos, Marco, Cariré, Forquilha, Meruoca, Alcântaras, Tianguá, Itarema, Santa Quitéria, Irauçuba, Groaíras, Massapê, Pacujá, Graça, Moraújo, Varjota, Santana do Acaraú, Granja e Senador Sá, atendendo atendidas 35 mil pessoas por mês.

Os maiores doadores na Zona Norte são os perímetros irrigados Baixo Acaraú e Araras Norte. Destaque ainda para a Central de Abastecimento S.A (Ceasa) de Tianguá, Depósito Frutacar de Tianguá, Super Lagoa e Pinheiro Supermercado de Sobral.

O Sesc faz questão de lembrar também as doações significativas dos feirantes do Mercado Público de Sobral, Fábrica Coelho, Padaria Piray, Companhia do Pão, Assopeças, Alan Supermercantil, Boi & Cia., Moageira Serra Grande, Imossil, Restaurante Popular de Sobral, Supermercado Rainha, Ibama, Conab, Sebrae, Del Monte, IFCE, Padaria Princesa do Norte, Agrobem e Depósito Luiz Goldame.

Doadores

O Mesa Brasil Sesc começou em Sobral há seis anos com 18 doadores, que atendiam a 16.318 pessoas. Em 2006 passou para 48 doadores e 19.888 pessoas beneficiadas. Em 2007 subiu para 58 doadores e 26.876 pessoas atendidas.

A evolução do programa atingiu em 2008, 63 doadores e 31.243 pessoas beneficiadas. Em 2009 já eram 71 doadores e 33.633 crianças e idosos atendidos. . No ano passado foram 115 doadores e a manutenção de 35 mil beneficiados.

Mais informações:
Serviço Social do Comércio
Avenida Duque de Caxias, 1701 - Centro - Fortaleza
Telefone: 0800.27552500


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores