Foto: Arquivo VN, Açude Várzea da Volta no município de Moraújo ,Vale do Rio Coreaú.
Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 51 açudes, dos 139 monitorados pelo órgão em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), estão com volume inferior a 30%. A maior parte dos reservatórios cujos volumes não chegam a metade da capacidade compreendem municípios abastecidos pelas bacias dos Sertões de Crateús, Metropolitana, Salgado, Médio Jaguaribe, Litoral, Curu, Coreaú, Acaraú, Banabuiú, Baixo e Alto Jaguaribe.
O reservatório com menor volume é o Madeiro, localizado em Pereiro, com 5.16% da capacidade. O açude com maior volume é o do Gavião, localizado em Pacatuba, com 30,87 m3 de água, o que representa 92,7% da capacidade. Também é o único com volume acima de 90%. Nenhum açude está sangrando no momento.
De acordo com o meteorologista da Funceme, Paulo José, ainda não é possível prever quando o quadro de estiagem será modificado. Para discutir a situação climática e as perspectivas do inverno no Ceará, esperado para ocorrer entre os meses de fevereiro e maio, será realizado em janeiro de 2013, em Fortaleza, um encontro que reunirá núcleos de meteorologia e entidades ligadas ao clima.
A falta de chuvas no Ceará tem provocado escassez de água em todo o Estado. Na última terça-feira, 20, o Governo do Ceará decretou situação de emergência em 174 municípios afetados pela estiagem.
Redação O POVO Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário