quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CONVITE – AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE ABASTECIMENTO D’ÁGUA DE COREAÚ E MORAÚJO


Açude da Volta visto de Ventura

Fundação CIS  e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Coreaú, organizam Audiência Pública, dia 06 de dezembro (quinta feira) no Centro de Pastoral Clara de Assis na cidade Coreaú, às 9h00 com o seguinte objetivo: 

- Discutir a  qualidade da água servida pela CAGECE através da captação no açude Várzea da Volta;
- Propor alternativa de abastecimento das cidades de Coreaú e Moraújo por meio de adutora com captação no açude Angicos. A referida audiência é convocada pela Assembleia Legislativa do Estado Ceará, através da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca, presidida pelo Deputado Dedé Teixeira. 

Estão convidados autoridades constituídas(prefeitos, vereadores) das cidades que enfrenta o problema, membros da sociedade civil organizada e usuários de água. Estão sendo mobilizada também  a  população das cidades que são atendidas pelo Açude Angicos (Frecheirinha, Senador Sá e Uruoca). 

Ressaltamos a necessidade audiência em decorrência da situação da qualidade d'agua servida pela CAGECE  onde a população tem gasto 02 pagamentos com água. O açude Várzea da Volta atualmente com 93 anos enfrenta além da baixa vazão de água em 2012 por conta da seca que não viabilizou uma recarga suficiente que garantisse a sangria. Ainda, o reservatório enfrenta  o descaso do assoreamento, desmatamento das áreas de preservação permanente,o que lhe rendeu uma profunda entrofização comprometendo assim a qualidade da água. Com isso, a quantidade de água no reservatório, não oferece condições para tratamento que apresente uma qualidade que seja melhor a que está sendo oferecida. 

Portanto, a audiência pública  é para discutir com a população a dimensão do problema, exigir dos Prefeitos, vereadores de Coreaú e Moraújo e das instituições um compromisso com uma nova proposta de abastecimento d'agua  para população e com isso, minimizar a pressão sobre o açude Várzea da Volta, orientar a população  a ter outra prática com a água que garante a vida para todos e viabilizar um projeto de recuperação do açude.     
  
Para maiores detalhe nos colocamos a disposição. 
Benedito Lourenço 
Fundação CIS

 Agradecemos o contato
 "Cuidar do Meio Ambiente é um dever de todos"
Fundação Centro de Ecologia e Integração Social
(88) 3645-1449 / 8821-9454 9410014

Do blog Notícias de Coreaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores