Índices pluviométricos serão abaixo da média nos próximos meses, segundo o órgão. Chuvas devem ser mais intensas na faixa litorânea e sul do Estado. Foto: Jéssyca Rodrigues.
Na próxima terça-feira (19), comemora-se o Dia de São José, padroeiro das chuvas, entretanto, a previsão é de poucas chuvas em todo o Estado. Segundo a Fundação Cearense de Metereologia e Recurso Hídricos (Funceme), isso acontece porque a Zona de Convergência Intertropical, principal sistema atmosférico causador de precipitações durante a quadra chuvosa, continua afastado do território cearense.
Apesar das chuvas intensas no ínicio da quadra chuvosa e da crença popular afirmar que precipitações no Dia de São José indicam boa safra, a Funceme reforça que os próximos meses serão de chuvas abaixo da média histórica, de 713,1 mm. Mesmo com o cenário pessimista, chuvas isoladas, principalmente na faixa litorânea e sul do Estado, serão registradas em território cearense, provocadas pelo Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN).
Nas últimas 24h, choveu em 44 dos 184 municípios cearenses. O maior índice pluviométrico (28 mm) foi registrado em Acaraú, a 255 km de Fortaleza. Outras cidades também registraram índices acima de 20 mm, são elas: São Gonçalo do Amarante (26 mm), Maranguape (25 mm), Pentecoste (24 mm), Aratuba (21 mm) e Araripe (20 mm). Em Fortaleza foi registrada chuva de 8,6 mm.
Diário do Nordeste Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário