segunda-feira, 18 de março de 2013

SOBRE O TREMOR DE TERRA REGISTRADO NO ÚLTIMO DOMINGO EM ALCÂNTARAS

Magnitude do abalo sísmico foi de 2.9 graus na escalar Richter.

Depois de vários meses sem registrar tremores de terra a região serrana da Meruoca "sacudiu" na tarde deste último domingo. O fenômeno aconteceu exatamente as 17:28m ( horário local) e teve magnitude de 2.9 graus registrados pela estação sismológica de Sobral- SBBR. 

Segundo a Rsisne, que monitora a atividade sísmica na região, o epicentro foi localizado a 13km de Sobral, mas precisamente na Serra da Meruoca. De todas as comunidades que sentiram o abalo, o Distrito de Camilos - pertencente a Meruoca foi o que sentiu maior intensidade das ondas provocadas pelo evento. 

Segundo o Labsis/UFRN/INCT-EC/RSISNE a atividade sísmica na região é monitorada desde 2008, e há uma falha  ativa denominada Riacho Fundo. A mesma falha conforme o mapa divulgado no blog Sismos do Nordeste fica bem próximo do município de Alcântaras e foi o local onde localizou-se o epicentro do maior abalo sentido na região, com magnitude de 4.2 graus.

Francisco Freire (Portal Jovem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores