quinta-feira, 11 de abril de 2013

SOBRE A COLORAÇÃO DA ÁGUA FORNECIDA PELA CEGECE EM ALCÂNTARAS

Estação de Tratamento de Água - ETA de Alcântaras

Pároco sugere que comunidade não pague conta como forma de protesto.

Depois do presidente da Câmara Municipal de Alcântaras criticar a qualidade da água fornecida pela Cagece em Alcântaras nas duas últimas seções do legislativo, foi a vez do Pároco de Alcântaras  sugerir que a comunidade também deixem de pagar a conta de água como forma de protesto a coloração do líquido que tem chegado as torneiras dos alcantarenses. 

A reclamação de Pe. Edmílson foi feita durante a celebração da última missa dominical ocorrida neste ultimo dia 07 de abril e foi recebida com aplausos dos fiéis presentes. Anteriormente o vereador Manoel Albuquerque havia dito que era uma vergonha a água fornecida pela empresa no município, evidenciando que a população deixasse de pagar a conta. O vereador Antônio Marcos também criticou a qualidade da água que a população tem recebido pela rede de distribuição nas ultimas semanas -"é triste a situação da água" enfatizou o legislador.

Procurada pela equipe do Portal Jovem o escritório local da Cagece informou não ter recebido nenhuma reclamação oficialmente da Câmara e da Paróquia, mas nos mostrou que um novo filtro está sendo montado na ETA. O novo equipamento com capacidade de filtragem  312mil litros de água por hora deve ficar pronto até a próxima segunda-feira,15, e deve resolver o problema da coloração amarelada da água fornecida.

 O responsável local informou ainda que a Cagece já trabalha no plano de emergência caso falte água no Açude Pinga, que hoje encontra-se na casa dos 6% ( mais de 4m de profundidade de água), e estuda a transposição da água da Bica do Pinga para a bacia do reservatório como forma de prolongar a vida útil do Açude. 

Manoel Solon Dias, disse ainda que a Prefeitura Municipal de Alcântaras tem colaborado com a resolução dos problemas e da possível captação da água da Bica do Pinga. Ele informou ainda que limpeza manual de entulhos nas margens do Açude estão sendo realizadas e que iria solicitar a Cogerh a viabilidade de remoção dos bancos de areia depositados nas margens do reservatório e dos tocos que já aparecem devido o baixo volume da barragem.

Em Alcântaras, mesmo em plena estiagem o consumo diário de água das 1230 ligações ativas chega a 540.000 litros. Segundo a Cagece o alto consumo deve-se sobretudo o funcionamento de lava jatos e obras da construção civil. A capacidade total da ETA é de 150.000L. Sobre o não pagamento das faturas de água, o escritório local informou que isso é um problema a ser resolvido entre clientes e direção da empresa, mas que estes tem o direito de reclamarem, caso estejam insatisfeitos com o serviço prestado.

Post.Francisco Freire
Foto: Edilson Angelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores