quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

(NA CÂMARA DOS DEPUTADOS) EM PRONUNCIAMENTO, PADRE ZÉ DESTACA A PASTORAL PARLAMENTAR CATÓLICA

O Deputado Padre José Linhares proferiu no dia de ontem, 05/02, um pronunciamento registrando um histórico da Pastoral Parlamentar Católica do Congresso Nacional. No discurso, Padre Zé destaca as principais ações dos parlamentares católicos e as efetivas contribuições proporcionadas para a sociedade brasileira, buscando sempre conscientizar a todos os membros sobre a importância do serviço ao reino de Deus.

Confira abaixo a íntegra:
O Sr. JOSÉ LINHARES (PP–CE) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, a esta tribuna com o propósito de fazer um breve registro acerca do histórico da Pastoral Parlamentar Católica, que existe desde 19 91, ano a partir do qual esteve sob a coordenação do Deputado Osmânio Pereira (MG), cuja gestão se estendeu até 1999.

A seguir, assumi essa responsabilidade, de modo que já me encontro há mais de 13 anos à frente dessa missão que considero muito honrosa e especial, em CNBB promove missa para parlamentaresfunção dos elevados objetivos que pretendemos alcançar, em função das efetivas contribuições que, em conjunto, podemos proporcionar para o País e a sociedade brasileira, trabalhando, cada vez mais, com o máximo de consciência e dedicação, a serviço do reino de Deus e pela correspondente valorização da atuação parlamentar.

A propósito, quando passei a coordenar a Pastoral, em 1999, havia dois padres no Congresso Nacional: além de mim, o Padre Roque Zimmermann.
Nos primeiros anos da Pastoral Parlamentar Católica, as celebrações das missas ocorriam sempre no âmbito do Congresso Nacional. Porém, de 1995 a 2002, durante o mandato do Vice-Presidente Marco Maciel, as missas passaram a ser realizadas no Palácio do Jaburu. Nesse período, constantemente eram convidados bispos e sacerdotes de outros estados para conduzirem as celebrações.

No ano 2000, por ocasião do ano jubilar, cerca de 20 parlamentares participaram em Roma das celebrações presididas pelo Papa João Paulo II.

A partir de 2002, as missas da Pastoral Parlamentar Católica passaram a ser celebradas na Capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em todas as terceiras quintas-feiras de cada mês.

No ano de 2007, por ocasião da visita do Papa Bento XVI, formou-se uma comitiva de aproximadamente 30 parlamentares que participaram da Santa Missa presidida pelo Sumo Pontífice em Aparecida do Norte.
Atualmente, 200 a 250 parlamentares, entre deputados e senadores, são membros da Pastoral Parlamentar Católica. Atualmente temos no Congresso Nacional, quatro parlamentares que são sacerdotes católicos: eu, Padre Luiz Couto, Padre Ton e Padre João.

Importa assinalar que, além das missas, a Bancada Católica promove retiros e/ou manhãs de oração e reuniões para discutir temas relevantes e buscar o estabelecimento de orientações e diretrizes seguras para a atuação no Congresso Nacional.

Não poderia deixar de registrar ainda a participação do Padre José Carlos Brandi Aleixo, jesuíta, e do Padre José Ernanne Pinheiro, assessor da CNBB, lembrando que ambos sempre concelebram as santas missas com o coordenador da Pastoral e os eventuais bispos e sacerdotes convidados.

Tradicionalmente, em cada celebração, um parlamentar é escolhido para realizar a reflexão (homilia). Naquele momento, então, o parlamentar expõe um pouco da própria história e discorre acerca dos principais problemas de sua região.

Após as santas missas, a CNBB oferece um café da manhã, que constitui outro proveitoso ensejo para o congraçamento dos parlamentares.

Em suma, a Pastoral Parlamentar Católica, por intermédio das atividades que promove e da crescente participação dos parlamentares, tem sido um fator preponderante para união de forças, compartilhamento de experiências, comunhão e edificação pela fé em Deus e em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Aproveito a presente oportunidade, enfim, para dirigir os merecidos agradecimentos à Igreja, à CNBB, aos membros da Pastoral Parlamentar Católica, e estender e renovar o convite para que mais pessoas venham se juntar a nós e participar das celebrações, reuniões e demais ações e eventos que evocam e reforçam as responsabilidades cristãs, o sentido da vida, a importância da união e da solidariedade, o amor a Deus e ao próximo.
Muito obrigado.

Pe. JOSÉ LINHARES
Deputado Federal

Por e-mail da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores