Medicamentos estariam sendo vendidos em porta malas de carros.
Na última segunda-feira,25, a venda clandestina de medicamentos nas ruas da cidade de Alcântaras, zona norte do Ceará foi alvo de denuncias pelos representantes das farmácias regulares da cidade de Alcântaras
O Serrano que foi contatado para registar a denuncia apurou que a venda ilegal de medicamentos estariam acontecendo no centro de Alcântaras quando dois homens estariam comercializando remédios estocados no porta malas de um veículo modelo gol, cor prata com placa de Guaraciaba do Norte. Os dois homens que suspeitaram que estariam sendo fotografados tentaram reagir, mas ao saber que tratava-se de um flagrante deixaram a cidade.
Para a Farmacista Benedita Raquel, além da concorrência desleal feito pelo comércio varejista a maior prejudicada é a população que não tem garantia da procedência da medicação que tem efeito adulterado devido a estocagem sobre altas temperaturas, venda fracionada e até fabricação ilegal. Já para o dono e Farmacêutico da Drogaria Mais Saúde, além dos prejuízos para a economia local, os usuários que fazem uso de medicamentos vendido 'nas ruas' estão sujeitos a riscos de saúde por fazerem o uso da medicação sem prescrição médica e/ou orientação do profissional responsável, enfatizou Dr. Samuel.
No Brasil onde a venda de alguns medicamentos como antimicrobianos é regida de RDC20/2011 o controle especial de substâncias e medicamentos deve atender a portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária nº344/98. Em Alcântaras onde uma fiscalização do Decon movida com o apoio do Ministério Publico do Ceará em 2010 realizou a atuação de três estabelecimentos na pequena cidade serrana por venda irregular de medicamentos e gás GPL, no mesmo dia em que foi feito o flagrante a VISA foi acionada para o problema e informou que vai intensificar a fiscalização nos estabelecimentos comerciais da cidade.
Fonte: blog o Serrano (Via Portal Jovem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário