quarta-feira, 2 de março de 2016

GOVERNADOR INAUGURA SALA DE MONITORAMENTO E PREVISÃO DE TEMPO E CLIMA NA FUNCEME

O chefe do executivo estadual vai conhecer o novo espaço nesta quinta-feira (3), para destacar a importância das informações meteorológicas para diversos setores do Ceará.

Uma nova Sala de Monitoramento e Previsão de Tempo e Clima para aperfeiçoar a qualidade das informações divulgadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O espaço será inaugurado nesta quinta-feira (3) pelo governador Camilo Santana na sede do órgão, em Fortaleza. A estrutura conta com um equipamento mais moderno composto por um Video Wall de 12 displays, adquirido com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A ideia é otimizar a percepção dos meteorologistas para os produtos analisados diariamente, como imagens de satélites e da Rede Cearense de Radares.

O ano de 2016, ainda no início do terceiro mês, já deu sinais suficientes de que é preciso um olhar mais atencioso para as características meteorológicas do Ceará. Em janeiro choveu quase o dobro da média mensal, reacendendo a esperança dos cearenses para um possível fim da estiagem iniciada em 2012. Em contrapartida, as precipitações registradas em fevereiro não alcançaram nem a metade da média mensal, causando perdas precoces em algumas lavouras no Interior. A ciência explica essa alternância de intensidade das chuvas e pode ir além, prevendo e apontando probabilidades para os possíveis cenários nos próximos meses.

Na última previsão climática, a instituição apontou cenário desfavorável até o mês de maio, quando termina a quadra chuvosa. Entretanto, mesmo após consecutivas quadras chuvosas com precipitações insuficientes, as cidades não estão livres de temporais e fortes pancadas de chuva que trazem transtornos e causam danos à população, principalmente nos centros urbanos. Essas informações são de suma importância para nortear decisões do Governo.

Cursos e publicações

A visita do Governador à Funceme também inclui um segundo momento, onde ele inaugurará a Sala de Treinamento do órgão, onde serão realizadas palestras e cursos nas áreas de meteorologia, oceanografia, hidrologia, recursos ambientais, dentre outras. O espaço climatizado possui 20 estações de trabalho com comutadores e projetor multimídia.

Ainda neste espaço, a presença do Governador servirá para o lançamento oficial de duas publicações do Núcleo de Recursos Ambientais da Funceme: Zoneamento Ecológico-Econômico das Áreas Susceptíveis à Desertificação - Núcleo 1 (Irauçuba / Centro Norte, com 12.305Km²) e Núcleo 2 (Região dos Inhamuns, com 8.303Km²).

Serviço:

Inauguração da Sala de Monitoramento e Previsão de Tempo e Clima – Funceme
Data: quinta-feira, 3 de março de 2016
Hora: 9h
Local: Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme (Avenida Rui Barbosa, 1246 – Aldeota)

Fonte: Site do Governo do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores