Governo Federal realiza cruzamento de dados para evitar fraudes em Benefícios Sociais, como o Programa Bolsa Família e outros.
Usuários cadastrados e/ou que recebem benefícios sociais pagos pelo Governo Federal estão sendo notificados para efetuar atualização cadastral e/ou corrigir dados apresentados como inconsistentes. A medida que atende uma determinação feita pelo Ministério do Planejamento, visa realizar um super cruzamento de dados para identificar possíveis fraudes ou mesmo pessoas que acumulam benefícios ou que não deveriam ser contempladas com base nas regras de execução dos programas.
Em Alcântaras onde a varredura na base do CadÚnico já acontece, algumas famílias já tiveram titulares foram convidadas a participar de reuniões temáticas promovidas pelo CRAS sobre o assunto e, caso não compareçam para corrigir as pendências cadastrais correm o risco de ter benefícios cortados ou mesmo serem excluídos da base de dados doe programas como Bolsa Família e Garantia Safra, por exemplo.
O cruzamento de dados cujo é uma das primeiras ações do Comitê de Monitoramento e Avaliação das Políticas Públicas Federais (CMPAP) criado ainda pela Presidente afastada, Dilma Rouseff, em abril passado, vai envolver todos os ministérios que terão de abrir suas bases para os demais órgãos com o intuito de enxugar gastos com pagamento de benefícios sociais calculados pelo Governo Federal em um montante de R$ 550 bilhões/ano.
Post. Francisco Freire (Portal Jovem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário