quarta-feira, 22 de junho de 2016

SERRA DA IBIAPABA: SETUR APRESENTA PROJETO DE REFORMA DO BONDINHO DE UBAJARA

Imagem: Divulgação internet
A obra de modernização terá investimento de R$ 10 milhões e foi aprovada pelo ICMBio

O projeto de reforma e modernização do Bondinho de Ubajara foi apresentado nesta terça-feira (21), na sede do município. A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) mostrou ao Conselho Gestor do Parque Nacional de Ubajara como ficará o equipamento após a obra, que terá investimento de R$ 10 milhões. A reunião era a última etapa para obter a autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o parque, para realização da obra.

O Bondinho de Ubajara receberá uma completa reforma e modernização, com obras de renovação das cabines; recuperação da estrutura metálica da estação superior; modernização das estruturas e equipamentos eletrônicos e mecânicos; recuperação da coberta da estação inferior; construção de banheiros nas estações superior e inferior; reforma da estrutura de apoio existente na estação superior; urbanização da estação superior com construção de mirante com rampas de acesso e escadaria.

No dia 25 de maio, a Setur apresentou o projeto de modernização do bondinho para o ICMBio. Agora, após a reunião em Ubajara, os preparativos para dar início à licitação da obra serão finalizados e, quando concluída a licitação, o prazo para término será de seis meses. “Como o bondinho está em uma área de proteção ambiental, o processo é mais lento, pois precisa seguir uma série de trâmites”, detalha Juliana Brauner, coordenadora da Unidade de Gestão de Projetos (UGP) responsável pela obra.

O Bondinho de Ubajara foi fechado em maio de 2015 para que a segurança dos visitantes não fosse posta em risco. Relatórios mostraram que a espessura dos cabos que faziam a condução da cabine do bondinho estava abaixo do nível mínimo de segurança. Antes do fechamento, algumas medidas já haviam sido tomadas em razão do desgaste do equipamento. Primeiro, passou a funcionar apenas em feriados e fins de semana para que o tempo de uso fosse prolongado. Mesmo assim, o equipamento precisava ser fechado para diversos reparos, constantemente. O bondinho completou 40 anos em 2015 e nunca havia recebido uma modernização.

Até o momento, a Setur ainda não detectou queda expressiva na movimentação de turistas da região. No ano passado, o Parque Nacional de Ubajara recebeu 104.900 turistas. Em 2014, foram 108.560 visitantes. “A necessidade de paralisar o equipamento para reforma era essencial para a segurança dos visitantes e continuidade do bondinho. Sabemos do transtorno, mas ele será momentâneo. A contrapartida é que a população irá receber um equipamento moderno, com condições de funcionar por mais 40 anos”, completa Juliana Brauner.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores