terça-feira, 28 de junho de 2016

SEMINÁRIO DISCUTE CULTURA DO MEDO E CUSTO SOCIAL E ECONÔMICO DA VIOLÊNCIA NESTA SEXTA (01/07)

Será realizado na próxima sexta-feira (1º de julho), na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), o II Seminário Prevenção de Homicídios na Adolescência: discutindo a cultura do medo, o custo da violência e a impunidade. O Seminário é uma das atividades desenvolvidas pelo Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, com o objetivo de compreender as causas que levam adolescentes a serem vítimas ou atores de homicídios no estado - o segundo do Brasil em homicídios de jovens, sendo Fortaleza a primeira dentre as capitais.

Ao longo do dia, pesquisadores renomados abordarão o tema da violência sobre diferentes perspectivas (confira a programação integal): no período da manhã, as palestras abordarão a espetacularização da violência pelos meios de comunicação e a contribuição das coberturas para o estabelecimento de uma cultura do medo. À tarde, será a vez de discutir os custos – econômicos e sociais – da violência. Também à tarde haverá a apresentação da experiência do estado do Espírito Santo no enfrentamento dessa problemática.

Além dos seminários, o Comitê realizou pesquisa com famílias de adolescentes assassinados e com adolescentes apreendidos por crime letal, em Fortaleza e em outras seis cidades (Sobral, Juazeiro do Norte, Caucaia, Maracanaú, Horizonte e Eusébio). Os dados estão sendo analisados e serão divulgados ainda no mês de julho. Outra estratégia adotada para ouvir as comunidades foi a realização de audiências públicas nos territórios, no total de 11.

Serviço: II Seminário Prevenção de Homicídios na Adolescência: discutindo a cultura do medo, o custo da violência e a impunidade

Quando: 1º de julho, das 9h às 17h, no auditório da Unipace (Auditório João Frederico Ferreira Gomes, anexo II da Assembleia Legislativa)

Informações: Renata Soares (85.98749.9351)  Ivna Girão (85.98817.5149)

Programação
9h – Abertura

9h30min –  Discutindo a cultura do medo e da violência.
Helena Martins - Doutoranda em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), Integrante do Observatório de Economia e Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (OBSCOM-UFS) e representante do Intervozes no Conselho Nacional de Direitos Humanos.
Suzana Varjão - Jornalista e gerente do Núcleo de Qualificação e Monitoramento de Mídia da ANDI – Comunicação e Direitos Humanos.
Flora Daemon - Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, pós-doutora em comunicação pela Universidade Federal Fluminense e autora do livro "Sob o signo da infâmia: das violências em ambientes educacionais às estratégias midiáticas de jovens homicidas/suicidas

11h - Discutindo a cultura do medo e da violência
Michel Misse - Doutor em Sociologia, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; pesquisador da área da violência, com diversos estudos publicados sobre o tema, além de fundador e atual diretor do Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflito e Violência Urbana da UFRJ.

12h30min - intervalo para almoço.

14h – Custos Econômicos e Sociais dos Homicídios – discutindo políticas Públicas e enfrentamento à impunidade.
Daniel Cerqueira – Doutor em Economia pela PUC-Rio e técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Flávia Soares - Mestre em Direito Constitucional, Promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal de Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Ministério Público do Estado do Ceará.
Guilherme Pacífico da Silva (Subsecretário de Segurança do Espírito Santo) e Gabriela Macedo Lacerda Riegert (Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas do Espírito Santo)  - Políticas sociais e de segurança pública na prevenção do homicídios na adolescência.

16h – Mesa de debate com os convidados (Mediação UNICEF)

Assessoria de Imprensa – AL/CE (Foto: Máximo Moura/ AL-CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores