segunda-feira, 19 de setembro de 2016

DRAMATURGO YURI YAMAMOTO PARTICIPA DE VIVÊNCIA NO SOBRAL CIDADE DAS ARTES

Formação com o grupo Bagaceira foi realizada na Ecoa. O dramaturgo Yuri Yamamoto ficou conhecido nacionalmente ao vencer quadro no programa Fantástico.

O dramaturgo, ator, diretor, cenógrafo e figurinista cearense Yuri Yamamoto, um dos fundadores do Grupo Bagaceira de Teatro, esteve em Sobral para a vivência do Trajetos de Criação, atividade de formação do projeto Cidade das Artes. No ano passado, Yuri venceu o quadro "Como Manda o Figurino", bloco do programa Fantástico, da Rede Globo.

A vivência com o grupo Bagaceira iniciou na sexta-feira, 16 de setembro, e seguiu até domingo, 18, na Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa). Além de Yuri, estiverem em Sobral os atores Rogério Mesquita, Ricardo Tabosa e Rafael Martins.

Yuri é conhecido na cena teatral local há mais de dez anos por seu trabalho junto ao Grupo Bagaceira de Teatro. Entre suas obras, estão os espetáculos PornoGráficos (2007), Tá Namorando! Tá Namorando! (2008) e Elucubrações (2011). Também possui trabalhos nas artes plásticas e no audiovisual. “Nessa vivência, nós trabalhamos os processos criativos, essa pegada do trabalho autoral que a gente tem com a dramaturgia, direção, figurino, cenário, luz. É uma via de mão dupla, recebemos muito dos participantes também. Na verdade, é uma troca”, diz o dramaturgo.

"O primeiro ciclo dessa etapa do projeto está sendo uma grata surpresa. Mais de 30 pessoas vindos de Sobral, Groaíras e Varjota nos deram mais uma aula de vigor e energia", acrescentou o ator Rogério Mesquita. O Trajetos de Criação faz parte das atividades de formação do projeto Sobral Cidade das Artes. A ideia é fazer um trabalho de pesquisa e criação, ações formativas, encontros e trocas com grupos e artistas de todo o Vale do Acaraú. O Grupo Bagaceira de Teatro foi o primeiro. Nos dias 29 de setembro a 1º de outubro, será a vez do Teatro Máquina.

Todos os interessados podem participar das atividades de formação. Grupos de teatro, artistas, estudantes e a população em geral estão convidados para vivenciar esse momento importante de troca e fortalecimento da cultura. É o Cidade das Artes animando a cultura local, com um tripé de formação, criação e difusão de arte em toda a região! Idealizado em parceira com a Bienal Internacional de Dança do Ceará, o Trajetos de Criação é uma proposta de intercâmbio, experimentação e criação.

O projeto Sobral Cidade das Artes será lançado na próxima quinta-feira, 22 de setembro, na praça São João, a partir de 18h30. A iniciativa é do Instituto Dragão do Mar e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE). A cidade vai acolher, ao longo dos meses de setembro, outubro e novembro deste ano, uma ampla e diversificada programação artística, toda ela interligada a processos formativos, através de cursos e oficinas capazes de deixar como legado técnicos e profissionais aptos a atuar no mercado das artes. Em breve, será divulgada a programação. Acompanhe em: http://www.cidadedasartes.org.br/

Serviço:
Vivência com o Teatro Máquina:
Dias 29/09 a 01/10 - Local: Ecoa
29.09 – 19h às 21h
30.09 – 9h às 13h e 16h às 20h
01.10 - 9h às 13h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores